Caxias do Sul 29/04/2024

Livro de Elaine Pasquali Cavion integra projeto nacional

“Bem no Alto” representará o Rio Grande do Sul no "Brasil e Suas Vozes", da SM Educação
Produzido por redação, 15/04/2024 às 16:22:49
Livro de Elaine Pasquali Cavion integra projeto nacional
Escritora caxiense descreve as peculiaridades da região em obra juvenil
Foto: Elis Bittencourt/Divulgação

Chegou o momento de uma menina acostumada com a cidade apresentar os Campos de Cima da Serra para o Brasil.

Em uma aventura que inclui conversas com uma árvore e a companhia da seriema, do cavalo baio e do cãozinho Mutuca, ela vai trocar o estranhamento inicial pelo pertencimento a uma paisagem de campo enfeitada por araucárias. Essa história, escrita pela autora caxiense Elaine Pasquali Cavion, romperá as divisas do Rio Grande do Sul a partir deste sábado (20), quando será oficialmente lançada dentro do projeto nacional “Brasil e Suas Vozes”.

O livro “Bem no Alto” representa o Rio Grande do Sul em uma ação que vem sendo desenvolvida pela SM Educação, de São Paulo, desde 2021. “Esse projeto nasceu de uma conversa minha com uma educadora do Pará que desenvolveu uma metodologia de alfabetização para comunidades ribeirinhas por meio do texto literário”, explica o Educador e Gestor de Negócios de Literatura da SM, Carlos Eduardo Braga. A partir desse encontro, nasceu Balainha, o primeiro título, e um projeto focado em romper as barreiras geográficas e apresentar um Brasil para os outros. “Queremos mostrar a arte, a cultura e o patrimônio de cada região para as demais”, completa.

Destinada a crianças de oito a dez anos, a obra descreve uma região cheia de características próprias e desconhecida de boa parte da população brasileira, cumprindo a sua função no objetivo macro de apresentar os diversos “Brasis" que existem no nosso país.

O lançamento ocorre neste sábado, dia 20 de abril, das 9h às 11h30, no Colégio Madre Imilda (Rua Sinimbu, 287, Caxias do Sul). O livro será comercializado a R$ 52 no evento e poderá também ser adquirido pela plataforma online da Amazon.