Caxias do Sul 25/04/2024

Livro CHABRUM!, de Suzana Webber Alves, encanta crianças e promove a inclusão

História é contada em obra impressa ilustrada e em audiobook com narração da própria autora
Produzido por redação, 11/11/2021 às 09:32:59
Livro CHABRUM!, de Suzana Webber Alves, encanta crianças e promove a inclusão
Foto: Severino Schiavo

As aventuras dos personagens de um aparelho de chá, empenhados em desvendar o mistério de estranhos acontecimentos, são narradas no livro infanto-juvenil Chabrum!, de autoria da escritora caxiense Suzana Webber Alves, com lançamento marcado para este sábado, dia 13 de novembro, das 15h às 18h30 no Zarabatana Café, junto ao Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo). O livro é dedicado a crianças de 8 a 11 anos.

Uma leiteira com intolerância à lactose, um bule gentleman que colhe flores, um pote de geleia com atributos científicos conhecido como Mister Einstein, xícaras, pires, manteigueira. Todos aborrecidos porque a família que visita a fazenda não tem aparecido faz muito tempo para retomar os tradicionais chás vespertinos.

A escritora dá vida a cada personagem e ao ambiente com uma descrição detalhada e criativa que rapidamente torna verossímil pensar em xícaras voando numa espécie de asa delta. A capacidade de Suzana em instigar a imaginação vem sendo treinada em sua atuação como contadora de histórias e professora de teatro no INAV, o Instituto da Audiovisão.

Em 2004, Suzana descobriu uma degeneração ocular para a qual não há medicamentos nem tratamento, que foi se agravando com o tempo. Precisou aprender a lidar com as limitações e a desenvolver habilidades. A computação para cegos a auxiliou a continuar escrevendo.

Escritora Suzana Webber Alves lança livro em formato físico e audiobook (Foto: Severino Schiavo)

“Eu escrevo para me conectar comigo mesma e com o mundo que me cerca. Escrever me acalma, me faz refletir sobre as angústias de ser humano e de não ter respostas para tudo, exercita minha criatividade e desafia os limites daquilo que, aparentemente, não posso realizar”, revela Suzana.

A publicação do livro Chabrum! também deu vez a um outro talento de Suzana: a de contadora de histórias. “Como trabalhei com magistério desde os 18 anos, sempre contava histórias e procurava dar para a palavra uma cor, um som, um brilho diferente. No ensino médio fiz a mesma coisa, porque descobri que os adolescentes gostam de uma boa história. E os adultos também gostam. No INAV isso se efetivou. Ali a gente tem de levar em consideração o fato de eles enxergarem pouco ou não enxergarem nada. Assim, passei a trabalhar mais elementos da própria voz nas minhas contações de histórias”, explica.

Em paralelo ao livro ricamente ilustrado pelo artista plástico Ernani Carraro, a autora está lançando um audiobook do Chabrum!, disponibilizado para acesso livre no canal do youtube de Suzana Webber Alves. A gravação e edição de efeitos especiais é assinada pela Noize Produtora de Áudio. A iniciativa também contempla a proposta de tornar o livro acessível para o público cego ou com baixa visão.

Obra é ilustrada com o talento do designer gráfico Ernani Carraro

A obra conta com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) e apoio cultural de Empresas Randon, Instituto Elisabetha Randon e Racon Consórcios. O livro físico estará sendo vendido a R$ 35 e terá 20% de desconto no dia do lançamento.