Caxias do Sul 19/04/2024

Livro biográfico retrata vida e obra do poeta e fotógrafo ARY TRENTIN

Novo trabalho do escritor Marcos Fernando Kirst será lançado nesta quinta-feira, 24 de março, na Galeria Municipal de Arte de Caxias do Sul
Produzido por Exata Comunicação, 14/03/2022 às 08:12:20
Livro biográfico retrata vida e obra do poeta e fotógrafo ARY TRENTIN
Ary Trentin deixou marca importante em todas as áreas em que atuou
Foto: DIVULGAÇÃO

Um dos cinco talentos revelados pelo antológico livro de poesia "Matrícula", lançado em Caxias do Sul em 1967, Ary Trentin (1942-2002) passa a ter revigorado o interesse por sua obra com o lançamento da biografia "Algumas Tramas: Um Passeio pelo Talento Multifacetado de Ary Trentin", nesta quinta-feira (24 de março), às 19h, na Galeria Municipal de Arte, junto à Casa da Cultura de Caxias do Sul (Rua Dr. Montaury, 1.333 – Centro).

Foi com aquela antologia poética, reunindo escritos também de José Clemente Pozenato, Jayme Paviani, Oscar Bertholdo e Delmino Gritti, que o professor, escritor e fotógrafo Trentin passou a demarcar sua presença no meio intelectual serrano – do qual foi uma das mais proeminentes personalidades entre as décadas de 1960 e 1990. Rememorar a trajetória pessoal, entremeada por seu legado artístico, principalmente advindo da criação literária e do olhar apurado para a fotografia, está no cerne do livro produzido pelo jornalista e escritor Marcos Fernando Kirst.

Embora não tenham se conhecido, há elementos que aproximam Kirst de Trentin. Ambos foram premiados pelo Concurso Anual Literário de Caxias do Sul – e foi, justamente, esse evento que de fato colocou o autor do livro no caminho da família do biografado.

Por conta da 50ª edição do concurso, realizada em 2016, a prefeitura reuniu vencedores de diversas edições do certame. Na ocasião, Kirst teve contato com a arquiteta Cristina Mioranza, entusiasta e guardiã do espólio artístico-cultural de seu tio. O jornalista acabou saindo desse encontro com mais um trabalho de cunho historiográfico encomendado.

A fotografia integrava o amplo cardápio de encantamentos e talentos de Trentin (Foto: Ary Trentin)

Kirst começou a trabalhar no projeto a partir de 2018. Desde então, dedicou-se a coletar depoimentos de pessoas próximas a Trentin e a pesquisar sobre sua trajetória pessoal e profissional, estabelecendo, com a veia artística do biografado, um panorama do seu legado. "Ele fez a diferença em todos os ambientes em que atuou, e sempre fez questão de compartilhar seus múltiplos talentos", observa Kirst.

Alguns deles foram descobertos ao longo do processo de aprofundamento sobre a vida de Trentin, um humanista nascido em Gramado, em 1942. "Foi fantástico conhecer suas várias facetas. Além das mais conhecidas, de poeta e fotógrafo com um olhar diferenciado para com o mundo, ele foi um comunicador fascinado pela TV e pela mídia eletrônica, ajudando a instalar o Núcleo Audiovisual na UCS, sendo um pioneiro nessa área. Também esteve envolvido no projeto ECIRS, mostrando sua preocupação em resgatar elementos da cultura da região. Ele foi uma figura que doou seu conhecimento para a comunidade ", elogia o autor da biografia.

Jornalista e escritor Marcos Fernando Kirst traz à luz a vida e a obra do poeta Ary Trentin (Foto: Liliane Giordano)

Ary Nicodemos Trentin foi professor universitário licenciado em Filosofia, bacharel em Teologia e mestre em Letras, além de especialista em Fotografia Documental pelo Centro Internacional de Fotografia, de Nova York. Ao longo de sua trajetória, recebeu diversas premiações, tanto no campo literário, como o Prêmio Nacional de Poesia do Estado de Goiás (1980), quanto no segmento fotográfico, como o Kodak (1982).

Seleções de poesias e textos de Trentin, como as cartas que costumava trocar com amigos, bem como de seu acervo fotográfico, portanto, recheiam, ao lado de fatos da sua vida, a luxuosa edição da biografia, cujo projeto foi contemplado pela LIC Municipal de Caxias do Sul, com apoio cultural de Hbella, Blue Tree Towers, Âmbar, Menon e NL Informática.

A produção cultural do projeto é de Claudio Troian; revisão de Silvana Toazza; projeto gráfico e diagramação de Ernani Carraro. A curadoria das fotos de autoria de Ary Trentin, inseridas na obra, ficou a cargo de Cristina Mioranza. O parceiro cultural é a Editora São Miguel.

Livro será vendido a R$ 50 (Foto: Reprodução)

Serviço

O quê: lançamento do livro "Algumas Tramas: Um Passeio pelo Talento Multifacetado de Ary Trentin", de Marcos Fernando Kirst

Quando: nesta quinta-feira, 24 de março, às 19h

Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, junto à Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima (Dr. Montaury, 1.333 – Centro), Caxias do Sul

Quanto: o livro terá distribuição gratuita para convidados. Parte dos exemplares estará disponível aos interessados, no dia do lançamento, pelo valor de R$ 50, com renda revertida para o Instituto Filhos.

Sobre a edição: "Algumas Tramas: Um Passeio pelo Talento Multifacetado de Ary Trentin", sobre o poeta, professor e fotógrafo Ary Trentin, tem 204 páginas e edição luxuosa, colorida e em papel couchê, com impressão da Editora São Miguel.