Caxias do Sul 25/04/2024

Jornalista e escritor Marcos Fernando Kirst recebe o título de Cidadão Caxiense

Co-fundador e editor deste site, nascido em Ijuí, será homenageado pela Câmara de Vereadores nesta terça-feira graças à sua contribuição ao desenvolvimento da cidade
Produzido por Silvana Toazza, 29/11/2021 às 21:06:49
Jornalista e escritor Marcos Fernando Kirst recebe o título de Cidadão Caxiense
Foto: Luiz Chaves

POR SILVANA TOAZZA

Sentir-se um cidadão caxiense já não é novidade para um jornalista e escritor acostumado a comer polenta, beber vinho e falar com as mãos. Há 29 anos vivendo em meio aos gringos, sendo um apaixonado pela história dos imigrantes italianos que edificaram essa região, Marcos Fernando Kirst recebe homenagem em sintonia com o que sente no coração.

Será na noite desta terça-feira, 30 de novembro, que sobe à tribuna da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul para ganhar a honraria que jamais imaginou receber, a exemplo das demais distinções como patrono da Feira do Livro 2010 e ARI Serra Gaúcha Jornalismo Impresso e Digital 2019. "Me caíram os butiás do bolso", costuma dizer. Torna-se, então, o mais novo Cidadão Caxiense, título conferido a personalidades que nasceram em outras cidades, mas que muito contribuíram com seu talento para o desenvolvimento da Pérola das Colônias.

“É a maior manifestação de reconhecimento que o município de Caxias do Sul pode outorgar às pessoas que vêm de fora e acolhem essa cidade para construir suas biografias, ajudando-a a se desenvolver. É uma honra ser homenageado pela cidade que eu adotei e que me adotou e pela qual eu tenho tanta admiração”, expressa, emocionado, o homenageado com o título de Cidadão Caxiense.

De origem alemã

De ascendência alemã, Marcos Fernando Kirst nasceu há 55 anos em Ijuí, no Noroeste gaúcho. Com 17 anos, mudou-se para Santa Maria, onde cursou Jornalismo na universidade federal (UFSM). Mas foi em Caxias do Sul que aterrissou em 1992 para solidificar sua trajetória profissional.

Com um vasto currículo jornalístico e literário, o jornalista Marcos Fernando Kirst teve o título de Cidadão Caxiense aprovado em sessão na Câmara de Vereadores no dia 7 de julho de 2020, na véspera de seu aniversário. No entanto, em função das medidas de restrição contra o coronavírus, somente agora recebe a homenagem em sessão solene na noite desta terça-feira. Dessa forma, conquista o direito de ter dupla cidadania.

Liliane Giordano, Sabrina Didoné, Margô Segat, Silvana Toazza, o Cidadão e o então vereador Alberto Meneguzzi, em reunião-surpresa no gabinete do vereador, em fevereiro de 2020, anunciando o encaminhamento do projeto

A proposição do título de Cidadão Caxiense foi encaminhada pelo então vereador Alberto Meneguzzi, colega de profissão, em parceria com demais vereadores.

"O título é um reconhecimento ao trabalho e à trajetória dessas pessoas e entidades pela contribuição à cultura, à literatura e às artes”, ressalta Meneguzzi.

Como o jornalista Alberto Meneguzzi não integra a nova legislatura, quem conduz a homenagem, nesta terça-feira, é o vereador Felipe Gremelmaier, com atuação igualmente pautada pela defesa do informação, da cultura e da arte que transforma e impulsiona o desenvolvimento da cidade.

24 livros publicados e experiência em veículos de comunicação

Na terra da Festa da Uva, Marcos Fernando Kirst teve passagens por importantes veículos de comunicação e publicou 24 livros, entre obras literárias e de resgate historiográfico. Dezesseis desses livros são focados no resgate histórico e/ou biográfico de temas relacionados com a cultura de Caxias do Sul e da Serra Gaúcha. Em 2010, foi escolhido patrono da Feira do Livro de Caxias do Sul, o que muito o surpreendeu.

"Aqui amadureci pessoal e profissionalmente, tracei caminhos, me reinventei, obtive conquistas, realizei sonhos. Tenho orgulho dessa terra, na qual não nasci, mas onde muitas vezes renasci”, salienta o homenageado.

Como jornalista, traz no currículo mais de 30 anos de trajetória, já tendo atuado como editor de jornais diários e semanais, além de ser um reconhecido cronista, premiado inclusive nessa categoria em concursos literários.

Marcos e a esposa Silvana Toazza no lançamento do portal de notícias (crédito: Berenice Stallivieri)

Desde março de 2020, é idealizador e editor do novo portal de notícias da Serra Gaúcha, www.silvanatoazza.com.br, ao lado da esposa e também jornalista Silvana Toazza. No site, ambos atuam em defesa do empreendedorismo e da cultura, áreas que se conjugam em favor do desenvolvimento e do progresso da Serra Gaúcha. Em 2019, foi agraciado com o prêmio da Associação Rio-Grandense de Imprensa Serra Gaúcha (ARI-Serra Gaúcha), no quesito Jornalismo Impresso e Digital.

As obras literárias do jornalista são ganhadoras de importantes prêmios da literatura gaúcha. O livro “A Sombra da Clara” conquistou os prêmios “Açorianos de Criação Literária(2014) e “Vivita Cartier” (2016). “Em silêncios” (2011), sua obra poética, recebeu o prêmio de Obra Literária no “Concurso Anual Literário” de Caxias do Sul. “O Ocaso da Colombina - a breve e poética vida de Vivita Cartier”, lançado em 2019, seu trabalho mais portentoso, com 812 páginas e resultado de oito anos de trabalho, retrata a trajetória da poeta gaúcha que morreu turberculosa em Criúva, interior de Caxias do Sul, em 1919.

Notabilizou-se ainda pela produção de livros que resgatam a história da cidade em seus vários aspectos, como "A História nas Estantes - 60 Anos da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederauer" (2007); "Geremia - Um olhar de Pai para Filho" (2010); "Bodas de Coral - 35 anos do Coral Municipal de Caxias do Sul" (2011); "Míseri Coloni - 30 Anos de Palco!" (2011); "Casa da Cultura - 30 Anos Irradiando Arte" (2012); "Varda de Far Polito - As Memórias de Mario Vanin" (2012); "Serra Gaúcha: O Passado Presente" (2014), "A Arte do Trabalho" (2015); "Tem Gente Teatrando - 25 anos" (2015); "Ecos do Passado" (2016); "Rádio Caxias - 70 anos de Voz e Identidade" (2017) e "Chorus - Composições e Arranjos de Alcides Verza" (2018).

No prelo, prevista para lançamento em 2022, está a biografia intitulada "Algumas Tramas - Um Passeio Pelo Talento Multifacetado de Ary Trentin", com o resgate da vida e obra do poeta Ary Trentin, integrante do grupo "Matrícula", do qual fizeram parte outros luminares da literatura serrana, como José Clemente Pozenato, Jayme Paviani e Oscar Bertholdo.

A sessão solene de premiação do título de Cidadão Caxiense começa às 19h desta terça-feira, é aberta ao público e também pode ser assistida pela TV Câmara Caxias (canal 16 da Net) e pelas redes sociais.