Caxias do Sul 23/04/2024

Jornada KAINGANG registrada em fotos

Mostra coletiva "Kunhun, Gá, Jykre" abre dia 16 de julho, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Produzido por redação, 15/07/2021 às 09:40:03
Jornada KAINGANG registrada em fotos
Reconexão com o território, com a floresta e com a cultura ancestral
Foto: DIVULGAÇÃO

A exposição fotográfica "Kunhun, Gá, Jykre", com tradução para o português como "Retomada, Terra, Memória", é uma coletânea visual de momentos da jornada de volta ao território Kaingang e de fortalecimento da cultura daquele povo indígena. As fotografias da mostra enfocam personagens, lugares e acontecimentos que registram a memória do contato entre estudantes, pesquisadores, apoiadores e os Kaingang.

A exposição coletiva, com curadoria dos historiadores Iury Fontes, Guilherme Maffei e do cacique Maurício Salvador, abre nesta sexta-feira, 16 de julho, na Sala de Exposições do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

Território indígena preservado em aldeia em Canela (Foto: Ana Freitas)

Desde o falecimento de seu pai, o cacique Maurício tem liderado um movimento de retorno ao território ancestral. Atualmente, o grupo está na aldeia Konhun Mág (“erva grande”) dentro de área indígena retomada na FLONA de Canela. Nesse local, se plantam as sementes para que as gerações futuras consigam manter viva a cultura Kaingang.

O ato de retomar representa, para os povos indígenas originários, mais do que uma demanda por um território. A permanência na terra pressupõe as práticas que os ancestrais realizavam sobre esse mesmo local. Uma conexão entre esse mundo e o mundo dos espíritos (humanos ou não) se dá a partir do conhecimento vivo dos Kujã (xamã) e da sua relação com a floresta.

Guilherme Maffei Brandalise é historiador e mestrando em História pela Ufrgs; Iury Fontes dos Passos é graduando do curso de Licenciatura em História pela Ufrgs e Maurício Salvador é cacique da aldeia Kaingang Konhún Mág, em Canela.

A mostra permanece na Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo) de 16 de julho a 8 de agosto. Visitação presencial nas segundas-feiras das 9h às 16h; de terças a sextas das 9h às 22h e finais de semana das 16h às 22h.

Visitação virtual: UAV DIGITAL – sites.google.com/view/uavdigital

Atividade gratuita

Conversa sobre Retomada do Território e da Cultura Indígena na Serra Gaúcha com o cacique Maurício Salvador, os historiadores Guilherme Maffei e Iury Fontes e convidados para falar sobre o processo de retomada, a luta pela terra, questões da cultura Kaingang, história indígena na Serra Gaúcha, e os ataques do governo a existência dos povos indígenas.

Dia: 31 de julho de 2021, sábado

Horário: 16h

Encontro virtual pelo do Google Meet

Inscrições gratuitas até o dia 30 de julho através da UAV DIGITAL https://sites.google.com/view/uavdigital