Caxias do Sul 20/04/2024

JARDIM BOTÂNICO de Caxias do Sul é o tema do Calendário Ecológico 2022

Concurso de desenhos voltado aos estudantes do ensino fundamental celebra os 30 anos da área verde
Produzido por redação, 10/06/2021 às 09:28:41
JARDIM BOTÂNICO de Caxias do Sul é o tema do Calendário Ecológico 2022
Foto: Mateus Argenta/Banco de Dados

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) lançou o tema do Concurso Calendário Ecológico 2022: "30 Anos do Jardim Botânico de Caxias do Sul".

O período de inscrições estará aberto a partir de segunda-feira (14/6) para estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Caxias do Sul. A participação no concurso será efetivada após entrega de desenhos e de releituras do espaço até o dia 10 de setembro, na Gerência de Educação Ambiental da Semma (Avenida Ruben Bento Alves, nº 8308, Bairro Cinquentenário). O horário de funcionamento é das 10h às 16h. Representantes de escolas também poderão entregar os trabalhos na Secretaria de Educação.

A edição do Concurso Calendário Ecológico 2022 tem como objetivo homenagear o Jardim Botânico de Caxias do Sul, criado pela Lei Ordinária 3.926, de 7 de dezembro de 1992, espaço público que proporciona momentos de conexão e de reencontro com a natureza.

Por meio do concurso, pretende-se, também, estimular o contato com a natureza pela valorização dos parques e áreas verdes; sensibilizar a população sobre a importância de manter o contato com a natureza, de maneira a incentivar a preservação dos espaços naturais; envolver e integrar a comunidade com vistas à manutenção e à preservação da biodiversidade e desafiar os estudantes a apresentar, por meio da arte do desenho, sua perspectiva sobre o local. O concurso é dividido em quatro categorias, de acordo com o ano de estudo do participante (confira na tabela abaixo).

Haverá prêmio surpresa para os estudantes vencedores e certificado às instituições em que estão matriculados. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 7 de dezembro de 2021, na Escola Botânica, localizada junto ao Jardim Botânico (Rua Atílio Andreazza, s/nº). Mais informações pelo e-mail eduamb.semma@gmail.com ou telefone (54) 3901.1445 - ramais 218 ou 220, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

CATEGORIAS

I - Estudantes do 1º a 3º ano

II - Estudantes do 4º a 6º ano

III - Estudantes do 7º a 9º ano

IV - Estudantes do EJA