Caxias do Sul 02/05/2024

Inspirado na Itália, Circuito do Vinho nasce na Serra Gaúcha

Com visitas a 14 vinícolas, novo roteiro enoturístico propõe uma imersão ao universo vitivinícola e atrai amantes do setor à região
Produzido por redação, 29/09/2021 às 12:42:03
Inspirado na Itália, Circuito do Vinho nasce na Serra Gaúcha
Turistas viveram o turismo de experiência
Foto: Giovani Nunes, Divulgação

A Serra Gaúcha faz jus ao título de maior produtora de uvas e vinhos do Brasil. Embalada por essa vocação, a região também retoma investimentos importantes no enoturismo. Nesse contexto, mais um roteiro agrega diferenciais aos visitantes. Trata-se do Circuito do Vinho, que se consolida como novidade na região, permitindo uma imersão ao universo vitivinícola.

A atração foi desenvolvida pela Wine South America - maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina – em parceria com a Giordani Turismo e Eventos.

Marcando a estreia do projeto, de 20 a 26 de setembro, um grupo de turistas de todo o Brasil visitou 14 vinícolas da região. Degustações exclusivas, jantares harmonizados e passeios de Maria Fumaça foram algumas das atividades abrangidas na programação.

No total, a 1ª edição do Circuito do Vinho circulou por seis cidades: Alto Feliz, Bento Gonçalves (Vale dos Vinhedos, Vale do Rio das Antas e Cantinas Históricas), Garibaldi, Pinto Bandeira, Flores da Cunha e Farroupilha.

"Tivemos diversas vinícolas em que os proprietários estiveram presentes nas visitas. Eles compartilharam suas histórias de vida e isso foi algo que despertou muito a atenção do público”, relata Gabrielle Signor Rodrigues, gerente de Relacionamento da Giordani Turismo, acrescentando que uma nova edição do Circuito deve ocorrer no próximo ano.

O novo roteiro foi inspirado na Vinitaly and The City, evento que ocorre nos arredores de Verona, na Itália. Na iniciativa, os melhores vinhos dos territórios são apresentados em um circuito que valoriza a cultura e a gastronomia de cada região produtora.

“O Circuito do Vinho vem para fortalecer ainda mais a cadeia vitivinícola, reforçando a qualidade dos produtos e das vinícolas", explica Marcos Milaneze, diretor da Wine South America.

As vinícolas visitadas durante os seis dias do Circuito foram: Don Guerino, Miolo, Casa Valduga, Pizzato, Cainelli, Cristofoli, Garibaldi, Aurora, Don Giovanni, Luiz Argenta, Salvattore, Viapiana, Casa Perini e Lídio Carraro.

Para Roberto Cainelli Júnior, diretor e executivo da Vinícola Cainelli, o Circuito do Vinho se mostrou uma iniciativa excelente na fomentação do vinho brasileiro e que deve se perpetuar, inclusive com o retorno das feiras presenciais. Uma nova edição do Circuito deve ocorrer no próximo ano.