Caxias do Sul 28/04/2024

Inscrições abertas para curso gratuito de TALIAN

Matrículas podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro pelo site da Unicentro-PR
Produzido por redação, 06/02/2022 às 22:20:19
Inscrições abertas para curso gratuito de TALIAN
Gramática da Língua Talian servirá como base para as aulas
Foto: DIVULGAÇÃO

Quem deseja aprender a Língua Talian terá uma ótima oportunidade no primeiro semestre de 2022, por meio da Cucagna Scola de Talian. Estão abertas as inscrições para ensino gratuito do idioma nos níveis I e II.

O curso, no formato de extensão universitária, é promovido pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), por meio do Centro de Línguas e pela Associação dos Difusores do Talian (Assodita). São oferecidas 100 vagas por turma, com inscrições até 15 de fevereiro, pelo site da Unicentro: evento.unicentro.br/site/talian/2022/1

A proposta busca contribuir para a difusão e salvaguarda da Língua Talian, incluída no Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), e reconhecida como Língua de Referência Cultural Brasileira pelo MinC/IPHAN (2014). As aulas serão de forma remota, por meio das plataformas Moodle e Google Meet e contarão com palestras e atividades expositivas e interativas. O principal material utilizado será a gramática “TALIAN par Cei e Grandi – Gramàtica e Stòria”, editada em 2021.

O início das aulas está previsto para 16 de março, com término em junho. A turma de Talian I terá encontros nas quartas-feiras, das 19h15 às 20h15, com atendimento aos estudantes nas sextas-feiras, das 19h30 às 20h15. Já a turma de Talian II terá aulas nas quartas-feiras, das 20h40 às 21h40, e atendimentos nas sextas-feiras, das 20h30 às 21h15. O certificado será concedido para quem atender às exigências de 75% de frequência e nota mínima de 7,0.

Quem quiser ingressar diretamente na turma de Talian II, neste primeiro semestre, poderá fazê-lo por meio de um teste de nivelamento. É preciso preencher um formulário disponível no site da Unicentro (https://evento.unicentro.br/site/talian/2022/1) e enviar para o e-mail llpenkal@unicentro.br até o dia 15 de fevereiro. Para o segundo semestre do ano, estão previstas turmas nos níveis I, II e III.

O Projeto Cucagna Scola de Talian tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC/RS), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac). Também conta com patrocínio da Cooperativa dos Produtores de Leite de Serafina (Cooperlate).