Caxias do Sul 27/04/2024

“Humildade e simplicidade, esse é meu modelo objetivo de trabalho”

Seguindo os passos do avô, neto do fundador da Lojas Colombo assume presidência da CDL Caxias do Sul
Produzido por Silvana Toazza, 14/12/2022 às 11:14:17
“Humildade e simplicidade, esse é meu modelo objetivo de trabalho”
Eduardo Colombo é o 35º presidente da entidade
Foto: Silvana Toazza

POR SILVANA TOAZZA

Ele é o sucessor do avô Adelino Colombo (falecido em outubro de 2021, aos 90 anos), fundador da Lojas Colombo, 10ª maior rede varejista de móveis e eletrodomésticos do país. Comanda um conglomerado com mais de 300 lojas físicas, 4,3 mil funcionários e faturamento anual superior a R$ 2 bilhões.

Eduardo Colombo, 40 anos, não apenas carrega o legado de um sobrenome que representa o empreendedorismo raiz da Serra Gaúcha, de quem transformou um sonho acalentado em Farroupilha numa realidade empresarial maximizada com projeção nacional.

Isso já seria um grande desafio para esse líder do comércio. Porém, ele não teme desafios (no plural) e acredita na força do trabalho coletivo. Seguindo os passos do avô, que foi o quarto presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias (nos anos de 1968 e 1969), Eduardo Colombo toma posse nesta quarta-feira (14/12) para a mesma função, colocando seu nome na galeria de notáveis da entidade, na cadeira de número 35.

Em entrevista coletiva à imprensa, num café da manhã na CDL Caxias na terça-feira, Eduardo Colombo mostrou-se muito tranquilo ao dizer que sua gestão no biênio 2023/2024 prezará por um modelo objetivo de trabalho, tendo como bandeiras duas palavras: “humildade e simplicidade”. Ele recebe o cargo de presidente da entidade das mãos de Renato S. Corso, que precisou superar desafios imensos diante da Covid-19, que fechou e fragilizou o comércio, e revelou-se muito satisfeito com a sucessão:

“São 2 mil CDL’s no país, e todas gostariam de ter Eduardo Colombo. Nesse cargo, não é só importante fazer gestão, mas sucessão”, destacou Corso, ao comemorar os 57 anos da entidade e as 5.128 empresas associadas.

Desafios no horizonte

Entre os pontos destacados como bandeiras de luta pelo novo presidente está o comércio informal, ambulante, que tira a competitividade e compromete a sustentabilidade de quem paga imposto. Ele entende que esse modelo de negócio é “desumado” aos ambulantes, e propõe soluções conjuntas com o poder público que venham ao encontro do bem-estar da sociedade, inclusive liberando as calçadas para a passagem da população e de cadeirantes.

Questionado, Colombo não vê o comércio eletrônico como uma ameaça às lojas físicas, mas como uma complementação de negócio que não pode ser vista como “uma assombração”.

Outros aspectos levantados como prioritários pelo novo presidente são a qualificação da mão de obra, uma grande lacuna do setor, e a capacitação dos empresários para que acessem ferramentas eficazes de gestão.

“Tanto as pequenas empresas quanto as médias e grandes têm problemas parecidos e nosso foco vai ser no sentido de dar todo o suporte para que eles resolvam essas questões. Por isso, vamos continuar o trabalho de qualificação, de apoio à gestão e da formação de pessoas. Gosto desse contato, que chamamos no comércio de ‘barriga no balcão’, e essa característica vou levar também na presidência da CDL Caxias”, afirma Colombo, que se define como um gestor prático, objetivo e defensor da simplicidade.

Importância do mercado de Caxias do Sul

Natural de Farroupilha, Eduardo Colombo é casado e pai de dois filhos. Ocupou a vice-presidência da CDL Caxias na gestão anterior, mas participa da entidade desde 2014. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e especialização da mesma área pela instituição francesa Institut européen d'administration des affaires (INSEAD).

Colombo explica que, mesmo que a empresa que dirige tenha a matriz na cidade vizinha de Farroupilha, o grupo é associado desde os anos 1960 à CDL Caxias e tem na cidade um dos principais mercados, com três lojas.

Nova gestão

Com o empresário Eduardo Colombo na presidência, a nova diretoria Executiva da entidade também conta com Rui Alberto Cassina (primeiro vice-presidente), Gelso Luís Furlin (segundo vice-presidente), Marcos Andre Rossi Victorazzi (diretor de Processos Internos), Mateus Formolo (diretor de Relacionamento), Lucas Feldens Magnani (diretor de Tecnologia e Informação) e Micael Canuto (diretor de Comunicação). O empresário Gabriel Comerlato Costa também assume como novo diretor da CDL Jovem no próximo ano.