Caxias do Sul 24/04/2024

História de escola narrada em quadrinhos

Alunos da rede municipal de Caxias do Sul criam gibi a partir de atividades do projeto “Nossa Escola Tem História”
Produzido por redação, 09/09/2021 às 09:04:31
História de escola narrada em quadrinhos
Foto: Darlan Gebing

O primeiro gibi do projeto “Nossa Escola Tem História” começou a tomar cores e formas. Ele é o resultado do trabalho dos alunos do 5º ao 9º ano da Escola Municipal Carlin Fabris, localizada em Conceição da Linha Feijó, no Desvio Rizzo, em Caxias do Sul.

Agora a proposta segue na Escola Municipal Paulo Freire com uma série de atividades cujas inscrições estão abertas até quarta-feira (15 de setembro), com previsão de início para sexta-feira (dia 17).

O projeto “Nossa Escola Tem História” prevê a pesquisa de fontes históricas que possibilita aos participantes o contato com diferentes referenciais. A partir deles, as histórias para os gibis começam a ganhar forma.

Katherine Farias Fernandes, da E.M. Carlin Fabris, exibe sua produção quadrinística (FOTO: Darlan Gebing)

Também é realizada uma oficina de ilustração em histórias em quadrinhos para que sejam criadas as tramas que vão para os gibis produzidos de forma coletiva pelos estudantes. Desenvolvidas no contraturno escolar, as atividades são coordenadas pela historiadora Ana Paula Almeida, pelo jornalista Régis Vargas e pelo ilustrador Ernani Carraro.

Nessa nova etapa, agora na Escola Municipal Paulo Freire, as atividades serão efetivadas sempre às sextas-feiras, com alunos do 8º ano. O primeiro encontro está previsto para dia 17 de setembro.

Nos encontros, trabalham-se atividades de pesquisa histórica, criação textual e produção de ilustrações para a formatação do gibi sobre a história da escola e da personalidade que lhe empresta o nome.

FOTO: Darlan Gebing

No desenvolvimento das atividades com os alunos, os oficineiros apostam na caráter lúdico e no apelo que o formato gibi exerce junto ao público jovem. Nesse contexto, a ideia é valorizar e reconhecer a personalidade da figura que dá nome à escola, informação muitas vezes desconhecida pela comunidade, deixando um legado às novas gerações sobre as pessoas homenageadas por estes estabelecimentos, incentivando a interação comunitária. Outra ação derivada das atividades é a reflexão sobre aspectos da história de cada escola, suas peculiaridades e contextos.

A previsão de conclusão e lançamento do primeiro gibi do projeto, da Escola Municipal Carlin Fabris, é para o mês de outubro.

O projeto “Nossa Escola Tem História” tem produção cultural da Lynch Gestão Cultural. O projeto é realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul/LIC Municipal, com apoio cultural da Racon Consórcios.