Caxias do Sul 26/04/2024

Grupo Tholl anima a inauguração online do Centro da Criança, em Caxias do Sul

Trupe circense abrilhantará com suas performances a estreia do empreendimento do Fátima Saúde, neste domingo, às 19h. O evento, gratuito, será transmitido pelo Facebook da operadora
Produzido por Silvana Toazza, 11/09/2020 às 10:27:30
Grupo Tholl anima a inauguração online do Centro da Criança, em Caxias do Sul
Trupe estará na cidade no domingo
Foto: Divulgação Tholl

Um dos principais grupos circenses gaúchos, considerado por muitos o “Cirque du Soleil brasileiro”, o Tholl virá a Caxias do Sul a convite do Fátima Saúde. Com seus artistas, brincadeiras e acrobatas, a trupe circense animará a apresentação online do novo Centro da Criança, neste domingo (dia 13 de setembro), às 19h.

O público (crianças e suas famílias) está convidado a conferir gratuitamente, na página do Fátima Saúde no Facebook, as novidades e as modernas instalações do Centro da Criança a partir das performances divertidas e de uma ação interativa online dos membros do Tholl, grupo de Pelotas com 18 anos de estrada e arte.

“É uma honra para nós, mesmo num cenário de incertezas, conseguirmos entregar esse projeto de Primeiro Mundo à comunidade regional, que se traduz num sonho tanto do Fátima Saúde quanto dos beneficiários e da cadeia da saúde. O Tholl é, também, um presente antecipado aos nosso público como forma de celebrar o Dia do Cliente (comemorado em 15 de setembro), pois coroa e anima este momento de festa e alegria”, expressa o diretor geral do Fátima Saúde, Roberto Zottis.

Espaços para os pequenos pacientes (crédito: Rodrigo Onzi)

Ambientes acolhedores e lúdicos

O Centro da Criança congrega espaços direcionados ao atendimento dos pequenos pacientes, em ambientes acolhedores com arquitetura e decoração temáticas que interagem ludicamente com a garotada, a começar pela recepção. Ao lado dela, há o Espaço Kids para a criança relaxar enquanto aguarda atendimento. Quatro consultórios para consultas agendadas e de pronto-atendimento são batizados de Consultórios da Girafa.

A Sala de Aplicação do Avestruz destina-se à aplicação de medicamentos. Os procedimentos de nebulização ocorrem na Sala de Inalação do Elefante. Na Sala de Atendimento Individualizado do Pinguim procede-se ao atendimento de urgência e no Quarto de Isolamento do Urso o paciente fica em tratamento pelo tempo que for necessário com todo o conforto. A estrutura se completa com a Sala de Sutura do Jacaré, a Sala de Gesso do Macaco e a Sala de Observação do Leão.

“Nos preocupamos com o carinho e zelo que toda a criança merece ao receber cuidados. O princípio deste projeto foi criar um espaço de segurança e acolhimento a todos sem perder o encantamento que o local deve ter com as crianças. O projeto tenta traduzir em desenhos o anseio de cada cliente”, declara André de Ataydes Pinto, arquiteto e urbanista da UNI. Arquitetos, responsável pelas obras do Centro da Criança.

Isabela Rech Schumacher, proprietária da Arquitocos – Arquitetura para Crianças, responsável pela concepção lúdica do Centro da Criança, explica que os ambientes divertidos evocam uma floresta, com os animais contando a história.

A girafa, normalmente utilizada em réguas de crescimento infantil nos consultórios médicos, é a anfitriã dos espaços de consulta. Já um elefante, com sua tromba, convida para o espaço de inalação. A imagem dos bichos apresenta texturas que estimulam a criança a tatear os animais. Um quadro de curiosidades está instalado em cada ambiente para contar um pouco sobre cada animal.

“Chegar num local onde somos acolhidos e possamos tirar o foco da dor já causa um certo alívio. Se a criança puder dar um sorriso, já temos um sinal de esperança de que tudo vai ficar bem. A proposta criada para a sinalização dos espaços foi o acolhimento da família toda. Desta forma, foram pensados ambientes em que a criança viva experiências positivas através do estímulo dos sentidos. O uso dos sentidos como visão, tato e audição faz com que a criança interaja e se sinta pertencente ao local e, consequentemente, segura”, detalha a arquiteta Isabela Rech Schumacher.

Uma obra de quase mil metros quadrados

O Centro da Criança é o novo empreendimento assinado pela operadora Fátima Saúde. Ocupa cerca de mil metros quadrados junto ao Centro Clínico Del Mese, na Avenida Júlio de Castilhos, 2.307, na área central. A partir do dia 14 de setembro (segunda-feira), o novo espaço já estará de braços abertos para atender crianças e adolescentes de zero a 14 anos, tanto com agendamento de consultas quanto com uma completa estrutura de pronto-atendimento pediátrico, diminuindo o tempo de espera das famílias e seus filhos e agilizando atendimentos de emergência e procedimentos eletivos.

Dessa forma, a operadora amplia sua estrutura no coração da cidade, gerando mais empregos. O Centro da Criança já estava planejado e o Fátima Saúde optou por manter o investimento a despeito das incertezas provocadas pela Covid-19, com as obras respeitando as normas para evitar a propagação da doença.

A novidade, situada num prédio histórico que já abrigou, nos primórdios, o Hospital Del Mese, passou por ampla reformulação para propiciar o nascimento de um empreendimento de vanguarda, que revolucionará o segmento de saúde de Caxias do Sul e região.

Com a criação do Centro da Criança, o complexo de saúde do Fátima Saúde amplia em 30% sua estrutura física, atingindo 7 mil metros quadrados em sete andares. O empreendimento envolveu obras intensas, nos últimos meses, para redimensionar salas e adequar toda a estrutura às normas de segurança, saúde e higiene.

ENTENDA MELHOR

O QUÊ: Centro da Criança

Quando: inauguração por meio de apresentação online e ação interativa com o Grupo Tholl neste domingo, dia 13 de setembro, a partir das 19h

Como: pelo facebook do Fátima Saúde, ou pelo link https://bit.ly/3m2oVlH

Onde: junto ao Complexo Fátima Saúde, no Centro Clínico Del Mese

Endereço: Avenida Júlio de Castilhos, 2.307, na área central de Caxias do Sul

Horário de atendimento:

- Consultas agendadas: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 19h

- Pronto-atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 22h, e sábados e domingos, das 8h às 20h