Caxias do Sul 19/04/2024

Grupo de psicólogos de Caxias do Sul oferece terapia online e gratuita para profissionais da saúde

O projeto leva o nome de Apoio Psicossocial à Saúde e almeja atender pacientes de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha e São Marcos, além de outras cidades da região
Produzido por redação, 23/03/2020 às 19:05:13
Grupo de psicólogos de Caxias do Sul oferece terapia online e gratuita para profissionais da saúde
Foto: Freepik

O site www.silvanatoazza.com.br continua evidenciando exemplos de profissionais, entidades e empresas que se aliam nesta corrente do bem contra o coronavírus. Nesse momento em que as ações individuais impactam no resultado coletivo, um grupo de psicólogos de Caxias do Sul se uniu para fornecer terapia online e gratuita para quem está na primeira fila dessa luta: os profissionais da saúde e que atuam nos hospitais da Serra Gaúcha.

Médicos, enfermeiros e auxiliares têm a missão de atender os casos suspeitos do Covid-19, mas mais do que isso: acalmar a população a todo instante. A intenção é fornecer atendimento psicológico aos profissionais da saúde em três sessões gratuitas. Porém, caso o paciente precise prolongar o tratamento, o Conselho Federal de Psicologia regulamenta o pagamento de uma taxa social, a ser acordada.

São dezenas de psicólogos que atenderão em plataformas online os mais diversos profissionais que buscarem pelo recurso: enfermeiros, auxiliares de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, entre outras profissões. Psiquiatras também acompanharão o projeto para dar o suporte necessário aos profissionais e pacientes.

O projeto leva o nome de Apoio Psicossocial à Saúde e almeja atender pacientes de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha e São Marcos, além de outras cidades da região. Psicólogos que queiram fazer parte do projeto e se unir ao grupo podem manifestar interesse, salienta a professora universitária e diretora da Assert.e. Gestão de Pessoas, Tatiane de Lima.

"A ideia surgiu de forma despretensiosa e percebemos a necessidade deste público em receber atendimento. Quando comentamos a ideia entre colegas, a adesão foi instantânea. Trabalharemos dentro do campo da Psicologia das Emergências e dos Desastres, que estuda o comportamento humano dentro de contextos como este que estamos vivendo", explica.

O Conselho Federal de Psicologia autorizou consultas psicológicas online, dispensando, nos meses de março e abril, o cadastro no e-Psi, que autoriza o atendimento online. A liberação temporária busca agilizar e preservar a saúde mental desses profissionais. Os agendamentos ocorrerão de acordo com a carga horária de cada paciente.

"A ideia é contemplar os pedidos que chegarem, fornecendo um atendimento humano e repleto de profissionalismo", complementa Aline Cechinato, também à frente da iniciativa.

COMO PARTICIPAR

- Pacientes interessados devem entrar em contato pelos telefones (WhatsApp) com a psicóloga Tatiane de Lima (54) 99160-3392

- Colegas psicólogos que queiram participar devem entrar em contato com Aline Cechinato (54) 99181-1082

PÁGINA DO FACEBOOK

https://www.facebook.com/Apoio-Psicossocial-109018087404473/