Caxias do Sul 26/04/2024

Gramado inaugura restaurante inspirado na gastronomia da Toscana

Localizada no resort Buona Vitta, casa conta com pratos italianos, 450 rótulos de vinhos e gera 57 empregos
Produzido por Silvana Toazza, 05/11/2021 às 08:40:53
Gramado inaugura restaurante inspirado na gastronomia da Toscana
Foto: Gramado Parks

A Gramado Parks, empresa de hospitalidade e entretenimento da Região das Hortênsias, tirou do forno, no final de outubro, o Don Milo Cucina, restaurante inspirado na culinária Toscana. Localizada no resort Buona Vitta, inaugurado há três meses, a casa gerou 57 empregos e atende tanto hóspedes quanto visitantes, apostando em altíssima gastronomia. Para montar o cardápio, a Gramado Parks mergulhou na cultura da Toscana e trouxe receitas típicas dessa rica região italiana.

"A Serra Gaúcha é uma das maiores colônias italianas do país, então fomos atrás de produtores locais com essas raízes, como apicultores, enólogos e produtores de queijos curados, para trazer todo o sabor tão característico da gastronomia que queremos homenagear. Além disso, a iniciativa visa a valorizar o trabalho dos pequenos empreendedores e contribuir para o desenvolvimento da região", explica Rodolfo Nascimento, diretor de gastronomia da divisão de Hospitalidade da Gramado Parks.

A enogastronomia, com harmonizações entre pratos e vinhos, ganha evidência no Don Milo. A carta de vinhos conta com 450 rótulos, sendo as estrelas da casa o Chianti, o Montepulciano e Brunello, clássicos da região Toscana. Além deles, exemplares de vinícolas da Serra Gaúcha, como a Salton, integram a adega.

Menu internacional

No cardápio se destacam as massas frescas e os pães preparados na própria cozinha do resort, além de ingredientes como trufas e prosciuto (presunto curado a seco, envelhecido e temperado). Entre os pratos principais, chamam a atenção o espaguete com frutos do mar, a bisteca fiorentina e o cacciucco, ensopado de peixe e frutos do mar típico da cidade italiana de Livorno.

Já o menu de sobremesas é uma atração à parte. Nele destacam-se o zuccoto, sobremesa gelada com origem em Florença, que leva em seus ingredientes licor, bolo e sorvete, além da tradicional panacota, elaborada a partir de nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias, e o delicioso tiramisù, que consiste em camadas de biscoitos de champagne embebidas em café e entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone e creme de leite, tornando o menu e a experiência dos hóspedes mais completa e requintada.

Restaurante fica junto ao resort Buona Vitta, inaugurado em julho

O café da manhã no Don Milo também é aberto para não hóspedes, que poderão se deliciar com os famosos biscoitos cantuccini, feitos com amêndoas ou com pães, queijos e frutas cobertas com favo de mel. O restaurante também conta com produção própria de gelato, o sorvete feito no estilo italiano, além da possibilidade de levar para casa um pacote de massas frescas feitas na cozinha do resort e que poderão ser adquiridas diretamente na Bottega, outro espaço do resort para que o público possa apreciar a gastronomia toscana.

O Don Milo está disponível para realizar eventos de diferentes tipos como casamentos e aniversários.

Don Milo Cucina

Endereço: Estrada Professora Elvira Apolo Benetti, 150 - Gramado/RS

Horário de funcionamento: Café da Manhã: 7h às 10h30 (segunda a sexta) e 7h às 11h (finais de semana) | Almoço: das 12h às 15h | Jantar: das 19h às 22h30

Sobre a Gramado Parks

A Gramado Parks é responsável pelo desenvolvimento de empreendimentos inovadores como o Snowland, primeiro parque de neve indoor do país, e o Acquamotion, único parque coberto temático e termal da América do Sul, ambos em Gramado, e a Rio Star, roda-gigante no Rio de Janeiro. E de quatro hotéis também em Gramado: Wyndham Gramado Termas Resort & Spa, Bella Gramado by Gramado Parks, Exclusive Gramado by Gramado Parks e o Buona Vitta by Gramado Parks, além de salas comerciais do conceito de multipropriedade no Rio de Janeiro, Gramado, Pernambuco e Foz do Iguaçu. Sua ampla expansão inclui lançamentos já em construção nas cidades de Foz do Iguaçu/PR, Gramado e Tamandaré/PE, Praia dos Carneiros.

Com 1,5 mil funcionários, sede em Gramado e filial em SP, a Gramado Parks é presidida pelo executivo Anderson Caliari, da família criadora do famoso Café Colonial Bela Vista, em Gramado, fundado em 1972.