Caxias do Sul 27/04/2024

Graffitis colocam cor nos muros de Bento Gonçalves

Projeto Quebrada Virou Postal promove evento de graffiti, exposição fotográfica e postais no bairro Aparecida
Produzido por redação, 07/03/2023 às 13:05:26
Graffitis colocam cor nos muros de Bento Gonçalves
Grafitagem contará com a participação de vários artistas serranos
Foto: Bruna Ferreira

Da próxima sexta-feira até domingo, dias 10, 11 e 12, o bairro Aparecida, de Bento Gonçalves, recebe a primeira ação do Projeto Quebrada Virou Postal. Contemplada pelo edital FAC Visual 2021, a proposta começa com a realização de um encontro que vai colorir os muros do bairro.

Todas as atividades serão registradas pela fotógrafa Bruna Ferreira. Depois, as imagens vão virar material para uma exposição e também cartões postais, que serão distribuídos gratuitamente para todo o Estado.

Apostando na diversidade cultural da cidade de Bento Gonçalves, que cada vez mais acolhe grupos cujas origens vão além do registro do imigrante italiano, o Quebrada Virou Postal vai mostrar a relação dos moradores da comunidade do bairro Aparecida com a arte urbana e os graffitis que serão produzidos a partir de oficinas feitas sob a curadoria do grafiteiro Bernardo Duarte. A grafitagem contará com oito artistas da Serra Gaúcha.

Enquanto os graffitis vão surgindo e colorindo o bairro, a fotógrafa Bruna Ferreira irá captar 20 imagens da comunidade local recebendo e percebendo o encontro e a mudança estética do bairro. Dez dessas imagens serão reproduzidas em 10 telas e 10 cartões postais, em que constarão frases e trechos de músicas de artistas locais que descrevem o bairro e um pouco de sua memória a partir dos relatos dos moradores.

Depois do encontro no bairro, a previsão é de que as telas sejam expostas no Museu do Imigrante, em Bento Gonçalves, e na Galeria de Arte da Faculdade Serra Gaúcha, em Caxias do Sul. Já os cartões serão distribuídos em espaços culturais, bibliotecas, universidades e escolas do Rio Grande do Sul. Todo material irá conter descrição em braile, farocecendo a inclusão desse público na fruição desses objetos artísticos e culturais. O projeto também prevê a criação de material didático sobre a arte graffiti para distribuir nas escolas públicas da cidade.