Caxias do Sul 28/03/2024

Governador recua e a região de Caxias do Sul se mantém na bandeira laranja

Com a decisão, o comércio não essencial dos 49 municípios da região pode continuar abrindo as portas
Produzido por Silvana Toazza, 29/06/2020 às 14:59:27
Governador recua e a região de Caxias do Sul se mantém na bandeira laranja
Comércio de Caxias estava na expectativa para a decisão final
Foto: Silvana Toazza

Prefeitos e entidades, como a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), contestaram junto ao governo do Estado a decisão de que os 49 municípios da região de Caxias do Sul voltariam à bandeira vermelha a partir desta terça-feira (dia 30). E conseguiram convencer o governador Eduardo Leite, que, em transmissão pela internet na tarde desta segunda-feira (29), recuou da medida e anunciou, então, que as cidades da Serra se mantêm na bandeira laranja.

Com a revisão da decisão do governo gaúcho, que recebeu recurso da região e o submeteu à análise do Comitê de Crise, a bandeira se manterá na cor laranja e o comércio não essencial seguirá aberto, seguindo as regras de distanciamento e higiene.

"Não se observou crescimento na utilização de UTIs, o que justificou essa manutenção de bandeira", pontuou o governador.

A volta atrás representa um alento ao varejo de Caxias, já que, com o fechamento de lojas, o setor deixa de faturar R$ 3,3 milhões por dia, representando uma queda de 53% nas comercializações, aponta a CDL a partir de dados calculados com base nos números de arrecadação do ICMS.

Apenas no comércio, que é responsável por 28% do PIB de Caxias do Sul, mais de R$ 186 milhões deixaram de ser arrecadados ao longo desses mais de 100 dias de medidas contra a pandemia e, até abril, 1,2 mil empregos formais foram extintos.

Em Caxias, decreto do prefeito Flávio Cassina já impede o funcionamento de mercados e shoppings nos domingos (com validade desde o último, dia 28). Leia matéria aqui.

O governador aproveitou para pedir cautela e regras rígidas aos municípios para impedir um descontrole de contágio do vírus e sobrecarga à rede hospitalar. Ou seja, o bom senso deve prevalecer.


O novo mapa revisto

CONFIRA OS 49 MUNICÍPIOS QUE INTEGRAM A REGIÃO DE CAXIAS DO SUL:

Alto Feliz
Antônio Prado
Bento Gonçalves
Boa Vista do Sul
Bom Jesus
Bom Princípio
Campestre da Serra
Canela
Carlos Barbosa
Caxias do Sul
Coronel Pilar
Cotiporã
Esmeralda
Fagundes Varela
Farroupilha
Feliz
Flores da Cunha
Garibaldi
Gramado
Guabiju
Guaporé
Ipê
Jaquirana
Linha Nova
Monte Alegre dos Campos
Monte Belo do Sul
Muitos Capões
Nova Araçá
Nova Bassano
Nova Pádua
Nova Petrópolis
Nova Prata
Nova Roma do Sul
Paraí
Picada Café
Pinhal da Serra
Pinto Bandeira
Protásio Alves
Santa Tereza
São Jorge
São José dos Ausentes
São Marcos
São Vendelino
União da Serra
Vacaria
Vale Real
Veranópolis
Vila Flores
Vista Alegre do Prata