Caxias do Sul 26/04/2024

Novo decreto municipal fecha mercados aos domingos em Caxias do Sul

Determinações já estão em vigor e aprofundam medidas de distanciamento social, proibindo também a abertura de shopping centers aos domingos
Produzido por redação, 24/06/2020 às 18:13:13
Novo decreto municipal fecha mercados aos domingos em Caxias do Sul
Prefeito Flávio Cassina anunciou as novas medidas por meio de live
Foto: DIVULGAÇÃO

No final da tarde desta quarta-feira, dia 24 de junho, a Prefeitura de Caxias do Sul divulgou novo decreto municipal regulamentando diversas atividades e dando novo teor a vários atos, a fim de seguir no combate à disseminação do coronavírus. Em uma live levada ao ar pelo prefeito Flávio Cassina e pelo secretário municipal de Urbanismo, João Uez, as novas regras, já em vigor a partir desta data e com prazo de validade indefinido, foram explicitadas.

Mesmo Caxias do Sul tendo recuperado no dia 22 a condição de bandeira laranja, que permite amenizar as medidas de distanciamento social, a prefeitura, por meio de avaliação feita pelo Gabinete de Crise, decidiu implementar novas medidas restritivas, com a intenção de prevenir um possível avanço da doença no município. A previsão de ápice da pandemia no Rio Grande do Sul é dia 20 de julho, o que motivou a necessidade de adotar novas restrições.

Confira as principais medidas determinadas pelo novo decreto municipal:

PARQUES E PRAÇAS PÚBLICOS poderão ser utilizados exclusivamente para atividades de corridas e caminhadas, estando vedada qualquer outra atividade nesses logradouros, especialmente as que provoquem aglomerações. Está vedado o uso das academias ao ar livre.

CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS está proibido em qualquer espaço público do município, como ruas, praças, parques etc. Transgressões estarão sujeitas a multas no valor de R$ 170,25, acrescidas de multa de igual valor pelo não uso de máscara.

COMÉRCIO ATACADISTA, incluindo supermercados, hipermercados, padarias, fruteiras, peixarias, mercados, mercearias, centros de abastecimento de alimentos, só poderão funcionar de segundas a sábados, das 7h às 21h, ficando proibida a abertura aos domingos.

SHOPPING CENTERS podem funcionar das 7h até 21h, com capacidade máxima de lotação de 30% de frequentadores, também ficando proibida a abertura aos domingos.

VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS fica vedada no município, em qualquer estabelecimento comercial, das 22h, até as 7h.

LOJAS DE CONVENIÊNCIAS DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS seguem proibidas de manter mesas em seus interiores, ficando vedada também a ocorrência de aglomerações em seus arredores e nas pistas de abastecimento.

RESTAURANTES E SIMILARES (hamburguerias, churrascarias, pizzarias, galeterias etc) somente poderão atender presencialmente até 22h (depois disso, somente por telentrega), com no máximo cinco pessoas por mesa. Aos domingos, esses estabelecimentos podem atender normalmente, até 22h.

As medidas já estão em vigor. O prefeito Cassina abriu o comunicado conclamando a comunidade caxiense à responsabilidade. “Caxienses: hora da responsabilidade. Nós não somos o carrasco, o algoz, o verdugo do nosso município. Somos os protetores, os guardiões do cidadão e do seu bem estar", afirmou o prefeito.

CONFIRA NA ÍNTEGRA O NOVO DECRETO AQUI