Caxias do Sul 19/04/2024

Gilmar Marcílio oferece pétalas de filosofia em forma de livro

Escritor e filósofo caxiense lança “Jardim de Bolso” em transmissão online, dia 10 de junho
Produzido por redação, 07/06/2021 às 16:10:39
Gilmar Marcílio oferece pétalas de filosofia em forma de livro
Obra é o oitavo livro lançado pelo autor caxiense
Foto: Fábio Grison

O escritor e filósofo caxiense Gilmar Marcílio lança no dia 10 de junho, quinta-feira, às 19h, seu mais novo livro “Jardim de Bolso – Lições para uma vida serena”. A ocasião será marcada pela realização de uma live, que será transmitida pelos canais no YouTube, Instagram e Facebook da Livraria do Arco da Velha, com mediação pelo escritor Marcos Mantovani (colaborador deste site na seção "Seu nome é..." ).

A obra, impressa pela Editora Foco, de São Paulo, classificada pelo autor como “filosofia cotidiana”, é composta por uma centena de textos breves criados a partir da sabedoria atemporal da escola do estoicismo. Tendo como mestre o orador, filósofo e estadista romano Lúcio Aneu Sêneca, nascido no início do primeiro século da era cristã, este conjunto de meditações busca “devolver ao homem contemporâneo um conhecimento ancestral”. O livro é enriquecido com ilustrações da artista plástica caxiense Beatriz Balen Susin.

Marcílio informa que “o leitor atento encontrará nestas páginas um conjunto de ensinamentos que o ajudará a atravessar com mais equilíbrio essa época tão turbulenta. Porque a função primeira da filosofia é a de avaliar constantemente o conjunto de conceitos e verdades cristalizados pelo senso comum. Tendo como estudo a análise das virtudes humanas, o conteúdo destas páginas evidenciará que compete a cada um a própria salvação”. Distanciado dos jargões típicos da academia, o autor propõe, em linguagem coloquial e acessível ao leigo no assunto, “o escrutínio e a revisão de nossos defeitos com implacável determinação. Só assim poderemos descartar as certezas absolutas, entronizando a dúvida como um processo necessário para a compreensão da realidade”.

“Jardim de Bolso” é o oitavo livro de Gilmar Marcílio e o primeiro composto exclusivamente de textos inéditos, diferentemente dos anteriores, todos eles compilações das crônicas (também filosóficas) que publica periodicamente na imprensa caxiense. A obra pode ser adquirida na Livraria Do Arco da Velha e também na Amazon, no formato físico e e-book. O valor do livro físico (120 páginas) é de R$ 54.

A live de lançamento, dia 10 (quinta-feira), às 19h, pode ser acessada nos seguintes canais: YouTube - Do Arco Da Velha Livraria e Café (https://bit.ly/3vC4TDb), Instagram @doarcodavelha e Facebook @davelha.