Caxias do Sul 28/03/2024

GIBIS contam a história de três escolas de Caxias do Sul

Projeto estimula a criatividade dos alunos em oficinas formativas na rede municipal de ensino
Produzido por redação, 23/06/2021 às 19:56:25
GIBIS contam a história de três escolas de Caxias do Sul
Foto: Ilustrações de Ernani Carraro

Um jeito dinâmico de registrar a história e proporcionar o exercício da criatividade dos estudantes caxienses é o foco do projeto “Nossa Escola Tem História”, que vai editar três gibis sobre escolas caxienses.

A ideia começou a tomar forma com a abertura das inscrições para as oficinas formativas que serão realizadas na Escola Municipal Carlin Fabris, de Caxias do Sul, a primeira de três escolas municipais que serão atendidas pelo projeto. As inscrições vão até o fim do mês, por formulário do Google Forms, para 15 alunos.

“Nossa Escola Tem História” prevê a pesquisa de fontes históricas que irá possibilitar aos participantes o contato com diferentes referenciais e, a partir deles, as histórias para os gibis começam a ganhar forma. Além disso, serão levantadas informações sobre as personalidades que dão nome a escolas caxienses e suas histórias, para a produção textual sobre esses personagens.

Também será realizada oficina de ilustração em histórias em quadrinhos para que sejam criadas as tramas que vão originar três gibis produzidos de forma coletiva pelos estudantes. As atividades são coordenadas pela historiadora Ana Paula Almeida, o jornalista Régis Vargas e o ilustrador Ernani Carraro.

Ilustrador Ernani Carraro criou turma de personagens (Foto: Olívia Aver Carraro)

Cada uma das três revistas em quadrinhos falará de uma escola. Escolhida a primeira, o projeto ainda está aberto à adesão de outras duas escolas municipais interessadas nas atividades propostas. Serão disponibilizados exemplares para cada escola e, em cada uma delas, será programado um lançamento em data e horário a definir.

Na Carlin Fabris, a primeira escola que aderiu ao “Nossa Escola Tem História”, que está localizada em Conceição da Linha Feijó, no bairro Desvio Rizzo, as oficinas começam em julho e seguirão até a metade do mês de agosto, com vagas para alunos do 5º ao 9º ano. As oficinas serão realizadas nas sextas-feiras à tarde para uma única turma, aproveitando o deslocamento dos alunos para estar o turno inteiro na escola, quando serão atendidos 15 estudantes.

A construção da identidade visual do “Nossa Escola Tem História” foi feita de forma colaborativa, por Ernani Carraro e Paula Suzuki, dois nomes importantes da arte gráfica caxiense. As ilustrações com uma turma de personagens que estarão nas artes gráficas e materiais de divulgação são de Ernani Carraro. Já a concepção e criação da identidade visual com "cara de gibi" leva a assinatura de Paulinha Suzuki. Tudo nas redes sociais do projeto, Instragram, Facebook e Canal de YouTube.

Identidade visual com "cara de gibi" a cargo de Paulinha Suzuki (Foto: Tatieli Sperry)

A Produção Cultural é da Lynch Gestão Cultural. O projeto é realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul/LIC Municipal, com apoio cultural da Racon Consórcios.

O link para inscrição é https://forms.gle/aqEiUBZRuUp2uGh69