Caxias do Sul 26/04/2024

Galeria Municipal de Arte traz ao público a terceira mostra artística do ano

Espaço teve de se readequar às medidas de restrição devido ao coronavírus e suspendeu por cinco meses as exposições programadas
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 14/09/2020 às 19:23:18
Galeria Municipal de Arte traz ao público a terceira mostra artística do ano
Obras de Marcelo Hübner podem ser apreciadas na Galeria até 16 de outubro
Foto: Daniel Martins

Por Marcos Fernando Kirst

As medidas de contenção adotadas em função da pandemia do coronavírus atingiram em cheio a essência do setor cultural em todas as partes do planeta, uma vez que a interação humana é a base de sustentação das manifestações artísticas de toda a natureza.

Em Caxias do Sul não está sendo diferente e a Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, assim como todos os demais setores artístico-culturais do município, precisou se adaptar às contingências, que, inclusive, são alteradas a todo o momento, em função da alternância das bandeiras que determinam a amplitude de suas possibilidades de ação.

Com uma retomada de atividades encetada a partir da metade do mês de agosto, no entanto, o espaço destinado à apreciação das artes plásticas e correlatas, situado no primeiro andar da Casa da Cultura, no coração da cidade, tem restabelecido aos poucos sua missão de proporcionar ao público a apreciação do talento dos artistas que ali disputam a vitrine para divulgar suas obras. Nesta segunda quinzena de setembro, por exemplo, ocorre a abertura da terceira exposição do ano no local, que precisou encerrar momentaneamente as atividades desde 17 de março, devido à Covid-19.

“Estamos cumprindo todos os protocolos de segurança e prevenção contra a pandemia, restringindo o horário da visitação e do número de pessoas dentro da Galeria, bem como disponibilizando álcool gel e inclusive máscaras, caso necessário”, explica o diretor da Galeria, Gilmar Marcílio.

Os funcionários cuidam para que não haja mais do que cinco visitantes ao mesmo tempo dentro da área das exposições, e a Galeria restringiu o horário ao público para das 11h às 17h, abrindo de segunda a sexta-feira.

A primeira mostra do ano no local ficou a cargo do fotógrafo Mauro J. Bettiol, intitulada “Os Segredos da Janela”, de 15 de janeiro até 28 de fevereiro. Na sequência, estreou, dia 8 de março, a exposição também de fotografias, “Extremos, Latitudes e Longitudes” de um coletivo de fotógrafos com curadoria de Javier Paquito Herrera. Prevista para ficar aberta até o início de abril, a exposição precisou ser interrompida com o fechamento da Galeria em 17 de março, em função das primeiras medidas de restrição para combater a pandemia. A mostra foi reaberta ao público na metade de agosto e encerrou no início de setembro.

TERCEIRA MOSTRA DO ANO NA GALERIA MUNICIPAL

TRAZ FOTOS DE ARTISTA PORTO-ALEGRENSE

A partir desta terça-feira, dia 15 de setembro, estreia uma nova mostra, a cargo do pintor porto-alegrense Marcelo Hübner, intitulada “Flores Concretas”. O artista plástico é natural de Porto Alegre e tem no currículo 15 exposições, sendo 11 individuais, em seus quase 40 anos de trajetória artística.

Porto-alegrense Marcelo Hübner tem quase 40 anos de trajetória artística (FOTO: Arquivo pessoal)

A exposição apresentará quadros em diferentes tamanhos com os temas mais recorrentes do artista, como as cidades coloridas e as flores com tons que remetem ao concreto. A curadoria das obras de Hübner está a cargo do marchand Nicholas Bublitz, proprietário da Bublitz Galeria, em Porto Alegre. A mostra segue para visitação na Galeria Municipal de Arte (Rua Dr. Montaury, 1333, Centro) até o dia 16 de outubro.

SERVIÇO:

Local: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Casa da Cultura) - Rua Dr. Montaury, 1333, Centro – Caxias do Sul

Horário: De segunda a sexta-feira, das 11h às 17h

Entrada franca