Caxias do Sul 24/04/2024

Galeria de arte com quebra-cabeças e peças de Lego abre na Serra Gaúcha

Irmãs recordistas transformam hobby em exposição exclusiva de quadros e esculturas para visitação
Produzido por Silvana Toazza, 09/07/2022 às 13:38:42
Galeria de arte com quebra-cabeças e peças de Lego abre na Serra Gaúcha
Espaço está aberto à visitação
Foto: Silvana Toazza

Quadros e esculturas a partir de quebra-cabeças e blocos de montar de Legos ambientam uma galeria de arte singular que acaba de ser inaugurada em Carlos Barbosa, cidade da Serra Gaúcha.

Batizado de Arte em Peças, o espaço é fruto de um hobby das irmãs Janice Giacomoni Bragagnolo (58 anos), engenheira civil, e Janete Giacomoni Deitos (60), arquiteta, que decidiram compartilhar com a comunidade e com o Brasil a paixão que elas nutrem há mais de 15 anos.

A ideia de expor o acervo nasceu da necessidade de possuir um espaço para manter as peças em ótimo estado, já que as casas e escritório de ambas estavam ficando pequenos para tanta arte. Por vezes, os trabalhos precisavam ser guardados em partes. Somente na seção de peças de montar, estima-se que sejam mais de 200 mil blocos, divididos em 150 trabalhos.

Maior quebra-cabeça do mundo

O maior quebra-cabeça, recordista mundial, tem 54 mil peças com quase 9 metros de comprimento por 2 metros de altura, que levou 138 dias para ser concluído, dando a Janice a certificação de recordista pelo quebra-cabeça montado em menos tempo pelo Rank Brasil. O mural premiado, intitulado "Viagem pela Arte", traz obras de arte famosas, como pinturas de Van Gogh, Leonardo da Vinci e Gustav Klimt.



Impecavelmente encaixados, os blocos de montar retratam com fidelidade as mais variadas construções como o Taj Mahal e a Torre Eiffel, além de objetos como máquina de escrever, piano, tênis, entre outros. A dedicação de Janete lhe rendeu prestígio pelo site Rank Brasil, que a reconheceu como recordista na categoria: maior coleção em blocos de montar do tema arquitetura.

A intenção das irmãs é inspirar crianças e jovens para outras possibilidade criativas e de divertimento além do computador. A exposição será permanente.

Arte em Peças

yesA galeria está localizada na Rua Júlio de Castilhos, 465, Centro de Carlos Barbosa (Rio Grande do Sul).

yesPara visitação, o espaço abre nas quartas e quintas-feiras, das 14h às 19h, nas sextas-feiras, das 9h ao meio-dia, aos sábados, das 9h ao meio-dia e das 14h às 19h, e aos domingos, das 14h às 19h.

yesO ingresso custa R$ 20 por pessoa - e todo o valor arrecadado será direcionado para ONGs e causas sociais na cidade.

yesAs peças estão em exposição e não são comercializadas. A limpeza é minuciosa, com pincéis de maquiagem.