Caxias do Sul 28/03/2024

FRUKI inaugura novo Centro de Distribuição na Serra

Objetivo é dobrar a capacidade de armazenagem e expedição de bebidas na região
Produzido por Silvana Toazza, 14/04/2021 às 09:50:30
FRUKI inaugura novo Centro de Distribuição na Serra
Estrutura conta com fácil acesso logístico
Foto: Diego Augusto Canabarro

Com sede em Lajeado, a Bebidas Fruki coloca gás na meta de efervescer os negócios na Serra Gaúcha nos próximos anos. Tanto que a companhia acaba de inaugurar seu novo Centro de Distribuição em Farroupilha, com uma meta ousada: dobrar a capacidade de armazenagem e expedição na região. A estrutura chega com diferenciais como veículos elétricos para maior sustentabilidade na operação.

Conjugando eficiência e sustentabilidade, a área de 2,7 mil metros quadrados tem capacidade de armazenagem de 1.400 posições pallet (175 mil pacotes), podendo receber e expedir 40 mil caixas por dia. O novo Centro de Distribuição de Farroupilha agrega a operação do antigo espaço de Caxias do Sul, e abastecerá 50 municípios das regiões de Boa Vista até Cambará do Sul, com 100% do portfólio de produtos Fruki.

"A operação logística vai ganhar mais agilidade e acompanhar a expansão da empresa para os próximos anos. Além disso, um destaque são as tecnologias na operação que vamos utilizar, reduzindo os impactos de emissões atmosféricas ao meio ambiente. Queremos contribuir ainda mais para um planeta sustentável", declara Daniel Coelho, gerente de Logística da Bebidas Fruki.

Caminhões elétricos integram projeto (foto: Alexsandro de Oliveira Freitas)

Tecnologia e modernidade

A nova estrutura de distribuição conta com empilhadeira e caminhão elétricos, com zero emissão de gases de efeito estufa de forma direta, redução da poluição sonora e menores custos de operação. O investimento integra o projeto estratégico intitulado Logística Verde, buscando reduzir os impactos ambientais da operação logística da empresa. Até a metade de 2021, os caminhões elétricos representarão 5% da frota total da Bebidas Fruki, ao passo que as empilhadeiras passarão a corresponder a 18%. O objetivo é alcançar 30% de toda frota nesse modelo até 2030.

O CD Farroupilha também permite a operação com Rodotrem. A localização é estratégica, com acesso direto da Rodovia ERS-122 para as dependências da empresa.

Além do novo Centro de Distribuição em Farroupilha, a Bebidas Fruki possui CDs em Lajeado, instalado junto à fábrica, Canoas, Pelotas, Santo Ângelo e Blumenau (SC). Conta ainda com Centros de Vendas nas cidades gaúchas de Osório, Santa Maria, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Rio Grande, além da equipe de vendas nas regiões catarinenses de Chapecó, Criciúma, Florianópolis e Joinville.

A FRUKI

Fundada em 1924 e com sede em Lajeado, a Fruki tem capacidade para fabricar até 420 milhões de litros de bebidas por ano. A empresa produz refrigerantes da marca Fruki, alimento líquido Frukito, a linha Sabores Intensos, com Água Tônica e Citrus, os sucos Com/Tem, o energético Elev, a cerveja Bellavista, além de engarrafar a água mineral Água da Pedra.