Caxias do Sul 28/04/2024

Fornecedora de tecnologias para ônibus e trens busca crescer 10% ao ano até 2026

Aumento dos negócios no Brasil e Exterior é baseado na ampliação do portfólio de produtos e em novos segmentos de atuação
Produzido por Silvana Toazza, 21/02/2024 às 08:00:10
Fornecedora de tecnologias para ônibus e trens busca crescer 10% ao ano até 2026
Grupo tem unidade em Caxias do Sul
Foto: Luminator, divulgação

Ela nasceu há 25 anos em Caxias do Sul como Mobitec, e hoje integra o conglomerado norte-americano Luminator Technology Group, com metas ousadas de crescer no Brasil e no Exterior. O impulso dos negócios é baseado na ampliação do portfólio de produtos e em novos segmentos de atuação, o que faz com que a companhia, hoje nomeada de Luminator Brasil, projete expandir pelo menos 10% por ano até 2026.

Especializada em tecnologias de transporte para ônibus e trens, a companhia almeja reforçar o fornecimento de itens para o setor de transporte urbano e rodoviário na América Latina, além do lançamento de soluções para o metroferroviário.

"Estamos ampliando a nossa atuação em novos segmentos, como o metroferroviário, que deve ter novos projetos com foco na mobilidade sustentável e novos modais de transporte”, explica Guilherme Demore, diretor da Luminator Brasil.

Com unidade em Caxias do Sul, a Luminator é líder no mercado mundial no fornecimento de itinerário eletrônico, sistema de próxima parada, Telas TFT (Transistor de Película Fina), sistemas multiplex e câmeras CCTV (Circuito Fechado de Televisão). A empresa tem como principais clientes fabricantes de ônibus, operadoras de transporte público urbano e rodoviário, além de outros clientes no modal sobre trilhos.


Muito espaço para avançar

O sistema Próxima Parada, ainda muito pouco utilizado na América Latina, está em aplicação nos novos ônibus do sistema BRT do Rio de Janeiro, na Linha Verde de Curitiba e no sistema de transporte urbano RED Mobilidad, de Santiago, no Chile, fornecendo informações visuais e por áudio sobre as estações ao longo do trajeto das linhas, proporcionando mais conforto, comodidade e segurança para os usuários e colaborando para paradas mais rápidas e eficientes. Além disso, oferece possibilidades de veiculação de publicidade para o passageiro.

Fundado em 1928 nos Estados Unidos, o Luminator Technology Group oferece soluções de tecnologia mundialmente reconhecidas que aumentam a inteligência, segurança e eficiência para operações de transporte público. Possui presença global, com centros de engenharia na América Latina, Europa e EUA, atuação em cerca de 85 países e mais de 300 mil produtos fornecidos para ônibus e trens em todo o mundo.