Caxias do Sul 29/03/2024

Força empreendedora: Caxias do Sul tem uma empresa para cada oito habitantes

No aniversário de 130 anos da emancipação política do município, é importante salientar o DNA de luta e superação presente desde o início da colonização
Produzido por Silvana Toazza, 19/06/2020 às 10:25:46
Força empreendedora: Caxias do Sul tem uma empresa para cada oito habitantes
Vocação para empreender e trabalhar constitui a formação de Caxias do Sul
Foto: Fotos Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

EEEm momentos de crise, como a que estamos vivendo por conta das medidas de restrição contra o coronavírus, torna-se salutar lembrar de nossas virtudes. Nós, caxienses, nascidos ou adotados pela cidade, temos no DNA uma vocação empreendedora, de fazer acontecer.

No aniversário de 130 anos da emancipação política de Caxias do Sul, comemorado neste dia 20 de junho, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) enaltece nossa veia empreendedora nos remetendo a aspectos históricos que moldaram o desenvolvimento da cidade e de seu povo desbravador e lutador. A elevação à categoria de cidade ocorreria em 6 de junho de 1910, coincidindo com a chegada do trem.

A colonização italiana na região, que teve início a partir de 1875, foi permeada de luta para desbravar um território de mata inexplorada e implantar as primeiras lavouras. Os primeiros imigrantes não temeram os desafios e, em 1890, o município dava pistas de seu potencial, com o comércio evoluindo e as indústrias ganhando espaço.

Essa veia empreendedora transformou Caxias do Sul no segundo maior polo metalmecânico do país, só atrás do ABC Paulista. E hoje, a despeito da crise econômica (não é a primeira, já houve várias), a cidade contabiliza orgulhosamente uma empresa para cada oito habitantes (7,7, mais precisamente), índice de empreendedorismo elevado, equiparado aos países de primeiro mundo.

Esse dado foi obtido em maio de 2020 a partir da Superintendência da Receita Federal, cruzando o número médio de 510 mil habitantes pela proporção de 66.471 empresas hoje atuantes em Caxias, de vários setores e portes, de pequenas a grandes, incluindo os Microempreendedores Individuais (MEIs). E avaliza nossa vocação para o empreendedorismo, já que lutar e vencer permanece no inconsciente coletivo dessa cidade e região.

"O município possui a cultura de incentivar o empreendedorismo. Por isso, a população tem orgulho desse espírito empreendedor com convicção, pois é um importante diferencial nas relações de trabalho, agregando características relevantes para o sucesso dos empreendimentos", avalia o titular da Sdete, Gilnei Lafuente.

Persistência, comprometimento, eficiência e estar disposto a correr riscos são atributos comuns entre os empreendedores, características que nos trouxeram até o momento atual, em que Caxias do Sul festeja seus 130 anos de emancipação política reconhecendo suas virtudes, mas também sua necessidade cada vez maior de união e busca de soluções coletivas.