Caxias do Sul 06/05/2024

Flores da Cunha ganhará loteamento com ciclovia e área de preservação ambiental

Empreendimento ocupa 100 mil metros quadrados, abrigando o Parque Municipal Lalo Falavigna
Produzido por redação, 21/02/2022 às 10:51:08
Flores da Cunha ganhará loteamento com ciclovia e área de preservação ambiental
Projeto ficará pronto em 2023
Foto: Camila Francisconi

Com mais de 40 anos de história, a Siviero Urbanizadora assina a construção de um projeto que busca dar uma nova cara ao eixo central de Flores da Cunha. Trata-se do Loteamento Reserva Falavigna, empreendimento que ocupa 100 mil metros quadrados de área, desses, 28 mil de preservação ambiental referentes ao Parque Municipal Lalo Falavigna.

A previsão da urbanizadora é de que as obras sejam concluídas até os primeiros meses de 2023. Os terrenos, com faixa de investimento variável, já estão à venda com corretores credenciados.

Além da preservação do pulmão verde que será entregue ao município, o loteamento contará com outras características sustentáveis, como a utilização de Piso Intertravado de Concreto (PAVS), ao invés de asfalto na pavimentação, garantindo menor grau de aquecimento e melhor absorção da água da chuva.

Essa escolha busca trazer o melhor para a região, juntamente com o parque, que deixa o ambiente mais propício para a moradia e uma vida de qualidade”, explica o diretor da Siviero Urbanizadora, Marcos Siviero.

Para a secretária municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Rosiane Machado Pradella, a área de preservação que dará origem ao Parque Municipal Lalo Falavigna também atenderá aos anseios da comunidade.

A posição do loteamento é estratégica e o município só tem a ganhar com a implantação do parque. Inclusive, era um apelo da comunidade a preservação de parte daquela área por conta do apego afetivo da população com aquele espaço que tem grande importância cultural”, salientou.

Preocupação ambiental e com mobilidade estão no foco do projeto (crédito: Camila Francisconi)

Flores da Cunha ganha em mobilidade urbana

O Loteamento Reserva Falavigna gerará impactos importantes na mobilidade urbana do município. Além da construção de uma ciclovia ao longo da extensão de todo o empreendimento, as vias de acesso aos lotes irão receber melhorias.

Além da preservação ambiental e estrutural, o Loteamento Reserva Falavigna preserva a memória cultural da cidade ao homenagear a família proprietária da área.