Caxias do Sul 19/03/2024

Filós online reúnem difusores da Língua Talian

Cinco encontros virtuais, que se iniciam nesta segunda-feira, dia 17, visam contribuir para a preservação, propagação e salvaguarda do idioma
Produzido por redação, 16/05/2021 às 09:45:11
Filós online reúnem difusores da Língua Talian
Grupo Musical Girotondo figura entre as entidades promotoras dos encontros culturais
Foto: DIVULGAÇÃO

Preservar a cultura, difundir e salvaguardar a Língua Talian são os objetivos principais de uma rodada de cinco lives intituladas “Filò Formativi de Difusores del Talian” (Encontros Formativos de Difusores do Talian), que tem início nesta segunda-feira, 17 de maio, às 19h30.

O início dessa grande jornada é uma iniciativa da Associação dos Difusores do Talian (Assodita), juntamente com o Grupo Musical Girotondo e o Corede Serra, que, na ocasião, vão apresentar detalhes do lançamento de uma inédita e ampla gramática da língua e de uma escola de ensino e estudo do idioma. Os demais encontros online estão programados para os dias 24 e 31 de maio e 7 e 14 de junho, sempre às segundas-feiras, às 19h30min, com duração prevista de uma hora e 15 minutos cada.

O projeto foi contemplado pelo Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas da Fundação Marcopolo, com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.

Os encontros serão virtuais, sendo que os interessados deverão inscrever-se pelo e-mail joaotonus48@gmail.com informando nome, município, WhatsApp. Dez minutos antes do início do filò (encontro), será enviado um link de acesso à plataforma da internet.

Os participantes ganharão um exemplar do livro “Talian Par Cei e Grandi - Gramàtica e Stòria” (Talian para Crianças e Adultos – Gramática e História), que será apresentado no primeiro encontro, dia 17 de maio. Eles também irão conhecer o funcionamento da inédita CUCAGNA Scola de Talian, que operará no formato virtual, EAD, de forma gratuita. Nela, serão trabalhados elementos da cultura do Talian, a oralidade, a escrita, a gramática e a literatura do idioma, em uma parceria entre a Assodita e Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná).

Livro será entregue de brinde a cada um dos participantes

Conforme os organizadores, a atividade busca a participação e a organização de pessoas, criando um movimento em rede, que resulta no surgimento de novos agentes culturais, difusores e professores do Talian, que se sintam confiantes para atuar na área, cada um em seu município. A Língua Talian, que em 2014 foi reconhecida pelo IPHAN como Língua de Referência Cultural Brasileira (a primeira a receber este título), virou lei em Caxias do Sul (nº 8208/2017), que institui o Talian como a segunda língua oficial da cidade.

Leia mais sobre o livro “Talian Par Cei e Grandi - Gramàtica e Stòria” em artigo de José Clemente Pozenato, AQUI