A proximidade do Natal sinaliza para duas oportunidades singulares ao varejo e ao setor de serviços: reaver dívidas para recuperar recursos e readmitir clientes às compras parceladas de final de ano. Com essa meta, o 8º Feirão Quita Dívida, da CDL Caxias, pretende renegociar R$ 4,5 milhões em contas em atraso.
A campanha segue até 5 de janeiro de 2026, com a expectativa de crescimento de 10% na recuperação total dos débitos em comparação à edição anterior. Os acordos podem beneficiar 146,7 mil consumidores inadimplentes, com descontos que chegam a 80% (com parcelamentos, abatimento de juros e isenções de multas), que terão a oportunidade de renegociar suas dívidas no SPC-Brasil.
"Com o expressivo aumento da inadimplência no último ano, é indispensável manter um equilíbrio entre o que se ganha e o que se gasta. Portanto, a sugestão é que os inadimplentes com carteira assinada, por exemplo, utilizem o 13º para quitar as pendências e, dessa forma, iniciar o ano com crédito", alerta a coordenadora de SPC e Cobrança da CDL Caxias, Rita Pereira.
Bancos lideram dívidas em atraso
Os bancos acomodaram o maior volume de dívidas em atraso, representando 66,4% dos credores, seguidos pelas contas de água e luz (10,3%) e comércio (9,4%). De acordo com a pesquisa trimestral de inadimplência, o número médio de pendências por pessoa foi de 2,54 e o valor ficou em R$ 6.069 por cidadão negativado. A faixa etária com mais pendências é entre 40 e 49 anos.
Balcão do SPC: junto à sede da CDL Caxias (Rua Sinimbu, 1415, esquina com Alfredo Chaves - Palácio do Comércio), o usuário consegue verificar as dívidas com as empresas associadas da entidade. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem fechar ao meio-dia). Mais informações: telefone (54) 3209.9977 ou WhatsApp (54) 99254-2203.