Caxias do Sul 19/04/2024

Fátima Saúde inaugura Centro da Criança em Caxias do Sul

A partir de setembro, operadora de planos de saúde amplia estrutura no coração da cidade
Produzido por Silvana Toazza, 25/08/2020 às 20:32:24
Fátima Saúde inaugura Centro da Criança em Caxias do Sul
Foto: UNI Arquitetos

Mesmo em meio à crise provocada pela Covid-19, o Fátima Saúde optou por manter seus investimentos previstos para 2020 e surpreende o mercado ao entregar um presente a Caxias do Sul e à Serra Gaúcha.

Com mais de 30 anos de história, a operadora de gestão da saúde inaugura o novo Centro da Criança de Caxias do Sul, instalado junto ao Centro Integrado, na Avenida Júlio de Castilhos, 2.307, na área central. A inauguração está prevista para setembro, com atrações online para o público-alvo: as crianças e suas famílias.

Uma área de quase mil metros quadrados, que estava ociosa junto ao Centro Clínico Del Mese, foi totalmente reformada, remodelada e modernizada para abrigar esse projeto que é considerado um sonho, tanto da operadora quanto das famílias de beneficiários.

A novidade está situada no prédio histórico que já abrigou, nos primórdios, o Hospital Del Mese. O espaço passou por ampla reformulação para propiciar o nascimento de um empreendimento de vanguarda, que revolucionará o segmento de saúde de Caxias do Sul e região.

“Somos um modelo de referência e de excelência no setor, e continuaremos surpreendendo nossos clientes, o segmento da saúde e a comunidade da Serra. A pandemia não nos fez recuar no projeto, apenas evidenciou a importância vital da promoção da saúde, setor que merece investimentos e continuará exigindo”, reitera o diretor geral do Fátima Saúde, Roberto Zottis.

Assim que concluída, a estrutura vai atender tanto com agendamento de consultas quanto com uma completa estrutura de pronto-atendimento pediátrico, diminuindo o tempo de espera das famílias e seus filhos e agilizando atendimentos de emergência e procedimentos eletivos.

Com a criação do Centro da Criança, o complexo do Fátima Saúde amplia em 30% sua estrutura física, evidenciando que qualidade de vida e cuidado movem a engrenagem estratégica da operadora. Em virtude da ampliação da área de atendimento, o número de funcionários também será reforçado, num momento em que gerar empregos ganha importância social.

Projeto moderno e funcional

O Centro da Criança envolveu obras intensas, nos últimos meses, para redimensionar salas e adequar toda a estrutura às normas de segurança, saúde e higiene. Equipamentos médicos de ponta e mobiliário exclusivo preenchem os espaços, longe de parecerem ambientes hospitalares frios, mas sim lúdicos e aconchegantes, garantindo o acolhimento da criançada, incluindo área de recreação.

Obedecendo às limitações impostas por decretos municipais e estaduais por conta da pandemia, as obras tiveram sequência nos últimos meses, com as equipes trabalhando em turnos devidamente espaçados, mantendo o distanciamento mínimo, usando máscaras e com menos integrantes, preservando os cuidados e as normas para evitar a propagação da doença.

O Fátima Saúde é o mentor, o catalisador e o investidor do Centro da Criança, mas agregando parcerias e atendimento a outros agentes do setor. Ou seja, o novo complexo estará a serviço de toda a cadeia da saúde.

O projeto arrojado já surge com parceiros de peso, como o MarcoSaúde, plano de saúde feito sob medida para atender aos funcionários da Marcopolo, numa parceria entre o Fátima Saúde e a fabricante de ônibus; além dos laboratórios Alfa e Vero Dellaudo. Outros parceiros empresariais também se aliarão ao Centro da Criança.

A novidade representa uma sinergia operacional e chega para preencher uma lacuna muito importante no setor da saúde, gerando valor agregado a outros setores interligados.

Antigo Hospital Del Mese era referência regional, em foto de 1960
(Acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, autoria não identificada)


Prédio com vocação histórica voltada à saúde

O Fátima Saúde ocupa hoje boa parte do prédio de sete andares e 7 mil metros quadrados de área instalado na Avenida Júlio de Castilhos, 2.307, que já sediou o Hospital Dr. Del Mese (como homenagem, o complexo denomina-se atualmente Centro Clínico Del Mese).

Seu fundador, o médico Renato Del Mese, clínico e cirurgião de renome, dava nome ao novo hospital, que começou a funcionar em 15 de agosto de 1936, antes mesmo da inauguração oficial, em 14 de setembro de 1939, com pompa e aplaudido pela comunidade regional. O estabelecimento chegou a fazer uma média de 15 cirurgias por dia no amplo prédio que perfazia 110 leitos, cinco salas cirúrgicas e um Centro de Terapia Intensiva, com uma equipe de 52 médicos e 120 funcionários.

Essa estrutura referencial e histórica para a saúde de Caxias, inaugurada há mais de 80 anos, foi ressignificada pelo Fátima Saúde e por outras empresas que hoje ocupam o prédio. A ala que, nos primórdios do hospital, abrigava salas cirúrgicas, agora renasce na forma de um Centro da Criança, provando mais uma vez que a saúde é vital.

O Centro da Criança exigiu a remodelação de alguns setores do complexo, que atualmente abrange inúmeros espaços para garantir que a saúde seja tratada de forma personalizada e complementar.

Na ampla estrutura de vários andares, constam departamentos como o LIFEPREV, o Núcleo de Nutrição e Psicologia, a área de vendas e atendimento a planos individuais, o Centro Integrado – espaço para consultas médicas, com destaque para as especialidades clínica e de família, a Central de Autorizações, o MarcoSaúde e a academia. Com a reestruturação, a Medicina do Trabalho ganhará um destacado espaço no primeiro andar, com novo local de acesso, necessário para qualificar o fluxo de pessoas no condomínio.

Desde março, por conta das restrições impostas pela Covid-19, a estrutura foi adaptada para atender aos pacientes suspeitos de contágio, com o térreo preparado para o recebimento e o encaminhamento desses casos, deslocando alguns setores para os andares superiores, até como forma de inibir a circulação do público e a propagação do vírus.

Junto ao complexo estão presentes ainda parceiros de renome do Fátima Saúde, a exemplo do Alfa Laboratório e do Vero Dellaudo, focado no diagnóstico por imagem.

O Fátima Saúde também possui um Centro Integrado em Flores da Cunha, agregando Medicina do Trabalho.


ENTENDA MELHOR

O QUÊ: Centro da Criança

Onde: junto ao Complexo Fátima Saúde, no Centro Clínico Del Mese

Endereço: Avenida Júlio de Castilhos, 2.307, na área central de Caxias do Sul

Telefone: 0800 722 8333