Caxias do Sul 01/05/2024

"Eu sempre quis ser presidente da Tramontina"

Clovis Tramontina palestrou na RA CIC e contou que trabalhou em vários setores até chegar à sua grande vocação, que é a arte de negociar
Produzido por redação, 17/10/2022 às 15:46:07
Clovis Tramontina encantou a plateia
Foto: Julio Soares

Ele une carisma, inteligência e inspira por onde passa. A trajetória profissional do empresário Clovis Tramontina foi o tempero principal da RA (reunião-almoço) desta segunda-feira (17) na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), na série Histórias Inspiradoras. Seu Clóvis sonhou e conquistou. "Eu sempre quis ser presidente da Tramontina", revelou.

Por 30 anos, presidiu uma das maiores indústrias do país, a Tramontina SA, com sede em Carlos Barbosa. Neste ano, deixou o comando da empresa e passou a atuar como diretor do Conselho de Administração. A liderança de Clovis Tramontina reflete seu espírito simples. Neto dos fundadores Valentin e Elisa Tramontina e filho de Ivo e Laura Tramontina, tem 66 anos. É casado com Eunice, pai de Elisa, Marcos e Ricardo e avô de Rafaela, Lucas, Leonardo, Isabella, Valentina e Laura.

Conhecer profundamente cada área

Com bom-humor, lembrou que começou sua carreira obedecendo à filosofia da empresa que diz que, para ocupar qualquer comando, é preciso conhecer profundamente as particularidades de cada área da organização. Assim, antes de assumir a presidência, Clovis Tramontina trabalhou durante anos em vários setores até chegar à sua grande vocação, que é a arte de negociar.

A empresa familiar foi fundada há 111 anos e hoje emprega 10.800 funcionários. Desenvolve e produz em solo nacional seus mais de 22 mil produtos em nove unidades fabris, está presente em 120 países e exibiu um faturamento de R$ 10,9 bilhões em 2021. Fabrica canivetes, facas, talheres, panelas, itens de jardinagem, ferramentas, entre outros. Clovis Tramontina contou histórias de um vendedor ambicioso que, segundo suas próprias palavras, vendia primeiro e depois perguntava se tinha condições de entregar.

"Mas entregava! Nunca me conformei, sou positivo e sempre acho uma saída para os problemas e as dificuldades", salientou.

Tecnologia é determinante

O empresário deu ênfase aos valores da empresa familiar, à importância da tecnologia, da inovação constante e da qualificação das pessoas.

"A minha caneta é muito pesada. Foi investindo em tecnologia e em seus funcionários que a Tramontina conseguiu chegar onde está hoje", afirmou o empresário.

A inovação faz parte da empresa. Hoje, são 841 robôs em operação e 37 laboratórios de pesquisa atuando para o desenvolvimento de novos produtos. "Nós estamos sempre pensando em inovação", reforçou.

Ao concluir, Clovis Tramontina confessou-se um otimista e disse que quem quer que seja o presidente da República eleito, no dia 31 de outubro estarão todos aqui trabalhando. "Tome decisões. Não deixe para depois", afirmou.

Afastar-se do comando da empresa não significa uma aposentadoria para Clovis Tramontina, que sempre superou desafios e convive desde a juventude com uma doença chamada esclerose múltipla.

"Uma inspiração para todos nós"

O presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, reiterou a honra de a entidade conhecer e compartilhar a história de vida de um dos maiores e mais admirados empreendedores do País.

"A trajetória de Clovis Tramontina, seu modo de gestão, seu entusiasmo e sua capacidade invejável são, de fato, uma inspiração para todos nós", destacou Loro.