Caxias do Sul 25/04/2024

“Estamos vivendo a 3ª Guerra Mundial, com um inimigo invisível que mata bandido e mocinho”, diz executivo da Serra

A frase de Clovis Tramontina, presidente do Conselho de Administração da Tramontina, expressa os desafios mundiais impostos pela pandemia
Produzido por redação, 29/05/2020 às 09:38:39
“Estamos vivendo a 3ª Guerra Mundial, com um inimigo invisível que mata bandido e mocinho”, diz executivo da Serra
Seu Clovis fala da importância de adaptação aos novos tempos
Foto: Débora Zandonai

A alteração na rotina causada pela pandemia também provocou o surgimento de muitas ideias criativas para informar e formar os internautas. Na onda desse novo momento, o escritório de advocacia Dupont Spiller, de Bento Gonçalves, lança uma série de podcasts (materiais entregues na forma de áudio) para auxiliar os empreendedores a enfrentar os desafios trazidos pela Covid-19.

O primeiro episódio, lançado na quarta-feira (27), conta com a participação de dois pesos-pesados do empreendedorismo: Clovis Tramontina, presidente do Conselho de Administração da Tramontina, fabricante de utensílios domésticos com sede em Carlos Barbosa e presença em mais de 100 países; e Luis Oselame, consultor de negócios que atuou por muitos anos nas Empresas Randon.

"Não vão ser os mais fortes que irão sobreviver, serão os que se adaptam de forma mais rápida"

A frase de Seu Clovis reforça o conceito de adaptabilidade imposto pelo momento, definido por ele como “nova era”.

"Nunca vivi nada parecido com isso. Acho que estamos vivendo a 3ª Guerra Mundial, com um inimigo invisível que mata bandido e mocinho. Mas tenho uma missão otimista. O mundo ficou melhor depois das demais guerras, então, deve ficar melhor depois disso. Mas igual, certamente, não será. O fevereiro de 2020 não existirá mais, esqueçam. Teremos outro fevereiro. Estou impressionado com a quantidade de coisas que a gente fazia e percebemos, agora, que não precisamos fazer", avalia Tramontina.

“Onde estão as nossas lideranças em nível de país?”

O papel das lideranças também foi discutido no podcast, com uma análise instigante feita pelo consultor Luis Oselame:

"Além de incertezas, medos e ansiedade, que esse momento nos traz, o que mais me preocupa atualmente é: onde estão nossas lideranças em nível de país? Nos momentos de crise, a gente realmente percebe se elas existem ou não", avalia Oselame.

"Definir a palavra que define"

O projeto está sendo liderado pelos advogados Ricardo Abel Guarnieri, Alessandro Spiller e Ronei Giacomoni. Em cada episódio do podcast, os convidados compartilham experiências e percepções sobre esse "novo normal" que o mundo está vivenciando, com a participação de empresários, executivos, consultores e professores que fazem parte do círculo de relacionamento da Dupont Spiller, escritório fundado em 1974.

O nome do podcast é "Definir a palavra que define", uma vez que as discussões buscam resumir quais são os conceitos e aprendizados mais relevantes do momento.

"A ideia do podcast surgiu diante da dificuldade que todos estamos tendo em transmitir as mudanças impostas. Temos um volume de legislação enorme que é lançado todo dia e percebemos que nossos clientes vivem essas incertezas e oportunidades não apenas no mundo jurídico, mas também no comercial, na gestão de pessoas, no financeiro e em outros segmentos. O podcast vem para compartilharmos essas experiências em formato de conversa", explica Ricardo Abel Guarnieri, diretor de Operações da Dupont Spiller.

Novos episódios devem ser lançados quinzenalmente.

O primeiro episódio pode ser conferido nos links:

Spotify

Youtube