Caxias do Sul 18/05/2021

Esse cara faz 80 anos, bixo!

O Rei Roberto Carlos celebra suas oito décadas de vida neste 19 de abril em plena forma criativa, morou?
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 19/04/2021 às 08:03:16
Esse cara faz 80 anos, bixo!
Foto: DIVULGAÇÃO

POR MARCOS FERNANDO KIRST

Quem é esse cara? Ora, essa é uma pergunta que todos os 210 milhões de brasileiros sabem responder: esse cara é ele, Roberto Carlos, o Rei! Majestade musical cujo reinado já dura seis décadas de carreira e que completa neste 19 de abril de 2021 seus 80 anos de vida, plenamente ativo e criativo. É uma brasa, mora, bixo?

Capixaba natural de Cachoeiro de Itapemirim (cidade do sul do Espírito Santo que também legou ao Brasil o gênio literário do cronista Rubem Braga), Roberto Carlos Braga é filho de um relojoeiro (seu Robertino) e de uma costureira (Laura, a “Lady Laura” da canção), dono de uma voz inconfundível e agraciado por um talento incomparável para compor canções genialmente simples e simplesmente geniais (muitas delas compostas em parceria com o tremendo amigo Erasmo Carlos) que penetram nos corpos, nas almas e nas mentes do público nacional, independentemente de faixa etária, classe social, nível de instrução, gosto musical. Impossível tentar andar na contramão do talento de Roberto Carlos, o Rei.

Para definir esse cara, nada mais cirúrgico do que as frases do primeiro parágrafo do texto da orelha do livro “Roberto Carlos em Detalhes”, a biografa não-autorizada (e repudiada e processada e mandada recolher por Roberto) escrita pelo fã, jornalista e historiador baiano Paulo Cesar de Araújo, lançada em 2006 pela Editora Planeta:

“Roberto Carlos é o mais popular cantor brasileiro de todos os tempos – e nenhuma celebridade deste país pode ser considerada mais conhecida ou mais adorada pelo público. Quando começou a fazer sucesso, o homem ainda não havia chegado à Lua, os Beatles ainda não haviam conquistado o mundo, a Guerra Fria ainda dividia o planeta e o Brasil era apenas bicampeão mundial de futebol. Pois bem: o homem foi e voltou à Lua, os Beatles viraram lenda, a União Soviética acabou, o Brasil já conquistou o pentacampeonato e Roberto Carlos continua fazendo sucesso”.

Se é verdade que queriam acabar com ele, conforme dizia em uma de suas canções de sucesso, esse alguém estava surdo, derrapou em alguma curva perigosa da estrada de Santos e foi parar no inferno, com tudo o mais que para lá foi mandado por ele. Afinal, ele é, sim, terrível... terrivelmente talentoso, como só um rei do sucesso sabe ser.

Para celebrar à altura os 80 anos de Roberto Carlos, o site selecionou algumas das canções de sucesso de sua longeva carreira, para abrilhantar a trilha sonora desta semana que se inicia.

SENTE OS SONS

ESSE CARA SOU EU

PAREI NA CONTRAMÃO e PEGA LADRÃO

EU TE AMO, TE AMO, TE AMO

QUEREM ACABAR COMIGO

NA PAZ DO SEU SORRISO

CAFÉ DA MANHÃ

EU TE DAREI O CÉU

CIÚME

DEBAIXO DOS CARACÓIS

TODOS ESTÃO SURDOS

ILEGAL, IMORAL OU ENGORDA