Caxias do Sul 19/09/2020

Espumante da Serra é reconhecido por publicação japonesa

Vinícola de Bento Gonçalves, com 110 anos de história e 70% de crescimento na última década, foi a única brasileira a ser premiada nesta categoria
Produzido por redação, 11/08/2020 às 11:27:07
Espumante da Serra é reconhecido por publicação japonesa
Foto: Eduardo Benini

Ao celebrar 110 anos em agosto, a bento-gonçalvense Salton encontra motivos extras para brindar. A vinícola serrana ratifica mais uma vez a excelência de seus espumantes com uma distinção vinda do continente asiático. Enaltecida como a mais importante revista de vinhos do Japão, a Wine Kingdom premiou o espumante Salton Intenso Brut como um dos melhores rótulos na degustação às cegas.

O varietal competiu com outros 179 de todo o mundo. E, fazendo jus à gastronomia asiática, ficou selecionado entre os que harmonizam perfeitamente com frutos do mar.

Detalhe: a Salton foi a única cantina brasileira a ser premiada nesta categoria de espumante, já que os outros 18 selecionados são da França, Espanha, Estados Unidos, Portugal, Japão e Itália. Havia a questão do preço, já que a faixa de valor do produto precisava variar entre R$ 100 e R$ 200.

Para conhecer: a Wine Kingdom, uma publicação bimensal, divulga rótulos de vinhos de todo o mundo, além de pontos de venda e mais informações sobre cada destino em que as vinícolas estão inseridas. A circulação é de mais de 50 mil revistas.

Avanço de 70% na década

Ao chegar aos 110 anos, a Salton comemora o crescimento de 70% na última década, marcada pela expansão da viticultura de precisão, pela ampliação do portfólio de produtos, pela consolidação da liderança na venda de espumantes e pelo desbravamento do mercado externo.

Em 2019, a marca que lidera o mercado nacional de espumantes há 15 anos alçou o posto de número 1 entre as marcas de vinhos mais reconhecidas no Brasil (conforme a Wine Intelligence, pesquisa Global Wine Brand Power), entre nacionais e estrangeiras, e conquistou destaque no renomado concurso francês Effervescents Du Monde.

Também no último ano, a vinícola inaugurou sua Enoteca, em São Paulo, espaço no qual recebe clientes para experiências em torno do vinho.

"Ao longo desses 110 anos e principalmente na última década, passamos a olhar para o processo de forma mais especializada. Redefinimos padrões técnicos para nossas parcerias, modernizamos estruturas, qualificamos fortemente nossa gestão e o principal: buscamos diariamente fazer a diferença na vida das mais de 1,5 mil pessoas que, de alguma forma, estão diretamente envolvidas com a Salton, seja promovendo o seu desenvolvimento ou apoiando em diversas iniciativas sociais", avalia Maurício Salton, diretor-presidente da Salton.