Caxias do Sul 29/03/2024

Escritor José Clemente Pozenato lança editora própria

Autor consagrado da Serra Gaúcha estreia casa editorial que abrange toda a sua obra
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 12/10/2021 às 10:08:27
Escritor José Clemente Pozenato lança editora própria
"Os Triunfos", de Petrarca, em tradução de Pozenato, é o lançamento de estreia da nova editora
Foto: Ana Pozenato

Por MARCOS FERNANDO KIRST

Os ares renovadores da primavera de 2021 serviram de pano de fundo para marcar historicamente a data de surgimento da Editora Pozenato, iniciativa que o consagrado escritor serrano colocou em prática na transição entre os meses de setembro e outubro deste ano. A nova editora passa a responder pela futura reedição de todos os títulos já publicados do autor por outras casas editoriais, pela comercialização de exemplares de sua vasta obra e pela edição de seus novos trabalhos.

Selo da nova editora traz o nome do autor e evoca sua imagem estilizada

O primeiro título inédito a sair sob o selo da Editora Pozenato é a tradução que o escritor produziu do longo poema do autor italiano Francesco Petrarca (1304 - 1374), “Os Triunfos” (R$ 54,90), com sessão de lançamento e autógrafos programada para o período da 37ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que acontece na Praça Dante Alighieri entre 26 de novembro e 12 de dezembro deste ano. A sessão será realizada no dia 9 de dezembro, a partir das 18h, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (situada junto ao prédio da Casa da Cultura, Rua Dr. Montaury, 1333).

José Clemente Pozenato agora publica em casa editorial própria (Foto: Ana Pozenato)

Na ocasião, Pozenato também vai autografar a reedição, pelo selo da sua editora, da novela policial “O Caso do Loteamento Clandestino” (R$ 39,90), publicado pela primeira vez em 1989 e que há anos estava esgotado e fora de catálogo. Essa é a segunda aventura do personagem Inspetor Pasúbio, o investigador serrano que, desde “O Caso do Martelo” (1985), soluciona as tramas arquitetadas pela criatividade de Pozenato.

Na capa, uma novidade: a figura do Inspetor Pasúbio, pela primeira vez retratada na forma como o autor vê o personagem. A arte é do ilustrador caxiense Adan Lucius Marini, produzida especialmente para este relançamento oficial, abrindo a série de reedições das aventuras de Pasúbio que terão o personagem figurando nas capas.

Inspetor Pasúbio retratado na capa da reedição de "O Caso do Loteamento Clandestino"

Apropriar-se também do processo editorial de suas obras era sonho antigo de Pozenato, que agora se concretiza por meio do esforço conjunto de sua família. Apoiado pela esposa Kenia Menegotto Pozenato, também escritora, historiadora e professora, o escritor arregimentou em torno de si os talentos e esforços das suas três filhas, cada uma responsável por determinada área de atuação da editora. Ana está encarregada dos trâmites operacionais e da divulgação; Heloísa cuida das questões jurídicas e dos contratos e Maria Helena faz a revisão dos textos. Entre os projetos futuros figura também a possibilidade de a editora passar a lançar obras de outros autores.

Os títulos de autoria de Pozenato podem ser adquiridos contatando diretamente as redes sociais da Editora Pozenato no Facebook e Instagram.

Todos os títulos de Pozenato estão disponíveis para venda pela editora (Foto: Ana Pozenato)