Caxias do Sul 26/04/2024

Empresas Randon reforçam engrenagem da saúde e fabricam itens para protetores faciais

Adaptação de linha fabril da Controil permite confecção de peças para os equipamentos a serem doados a profissionais da saúde e segurança
Produzido por redação, 24/04/2020 às 18:19:25
Empresas Randon reforçam engrenagem da saúde e fabricam itens para protetores faciais
Empresa participa de fabricação de máscaras de proteção facial
Foto: Vagner Marchiniak

Como o setor automotivo pesado pode ser aliar na engrenagem que fabrica itens de segurança contra o coronavírus? As Empresas Randon, de Caxias do Sul, conseguiu se inserir em mais uma ação de ajuda coletiva para garantir a proteção dos profissionais de saúde.

De forma colaborativa, a companhia é parceira de mais um projeto: de fabricação de máscaras de proteção facial, liderado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O grupo adaptou a linha fabril da unidade Controil, fabricante de componentes de freios hidráulicos, situada em São Leopoldo, o que permite a confecção de duas peças fundamentais para esses itens, que serão destinados aos profissionais de saúde e segurança que atuam no combate à Covid-19. Neste primeiro momento, serão fabricadas cerca de 50 mil unidades de cada peça.

Para entender: parte do processo de injeção plástica da Controil, controlada pela Fras-le, uma das empresas da Randon, foi adaptada para a produção do suporte frontal de poliamida e de elásticos de termoplástico, usados na montagem dos protetores.

A planta fabril é a única do grupo com a tecnologia necessária para a produção de peças plásticas ou de borracha. Para a confecção dos suportes frontais e elásticos, serão utilizados materiais recicláveis.
A adequação da linha fabril da Controil contou com a parceria da empresa IMER, de Porto Alegre (RS), que conduziu de forma gratuita a usinagem da ferramenta que permite a fabricação das peças para a máscara.

Após sua produção, os suportes frontais e elásticos produzidos pela Controil são encaminhados para outras empresas parceiras do projeto, que realizam a montagem das máscaras de proteção facial com apoio voluntário das Forças Armadas.

A saber: As máscaras de proteção facial, que totalizam cerca de 190 mil peças, estão sendo doadas para instituições hospitalares e para a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul.