Caxias do Sul 24/04/2024

Empresas caxienses participam de campanha nacional de impressão de máscaras 3D para proteção dos profissionais da saúde

Em Caxias do Sul, operadora Fátima Saúde já recebeu 30 máscaras e se engaja no projeto, divulgando e viabilizando logística para ampliar a produção para 2 mil unidades por dia
Produzido por redação, 24/03/2020 às 11:48:49
Empresas caxienses participam de campanha nacional de impressão de máscaras 3D para proteção dos profissionais da saúde
Máscaras impressas em 3D auxiliam na proteção aos profissionais da saúde e aos pacientes
Foto: DIVULGAÇÃO

Em épocas de crise e de exceção, como a que estamos vivendo, ao enfrentarmos planetariamente a ameaça do COVID-19, a criatividade e o senso de comunidade fazem aflorar as iniciativas do bem. Foi pensando nisso que várias empresas ligadas ao setor de impressoras 3D tomaram a iniciativa de unir esforços na impressão de protetores faciais moldados à base de folhas de acetato fixadas no rosto por uma tiara, funcionando como máscaras de proteção de fácil produção e distribuição.

A ação integra o Projeto Higia, criado pela entidade denominada Women in 3D Printing, que reúne mulheres pesquisadoras, professoras, profissionais de impressão 3D de todo o Brasil. Higia é o termo que designa um modelo especial de protetor facial adaptado especialmente a esse propósito, com agilidade de impressão e baixo custo.

A 3D Impressos, de Caxias do Sul, dirigida pelo casal Alessandra Pinto Nora e Argemiro Nora Neto, bem como a 3D Printing Brazil, também de Caxias do Sul, estão engajadas de forma proativa a esse projeto de âmbito nacional, tanto na produção das máscaras quanto na sua distribuição gratuita, bem como na divulgação da iniciativa e na batalha pela conquista de mais parceiros.

As máscaras 3D funcionam como uma barreira mecânica contra saliva, espirros e tosse, protegendo os profissionais da saúde e os pacientes, auxiliando na sua defesa e diminuindo os riscos de propagação do coronavírus.

Em Caxias do Sul, 30 unidades dos protetores estão sendo doadas ao Fátima Saúde e ao MarcoSaúde, arregimentando a operadora a dar a contrapartida ao projeto, que vem na forma de auxílio na logística e na divulgação da ação. Por sua iniciativa, o Fátima Saúde já contatou uma empresa de injeção que desenvolverá um molde e passará a produzir 2 mil unidades diárias do protetor 3D. A empresa é a caxiense New Tech, comandada por Valderes Debastiani, que começa a produção dentro dos próximos dias.

Conforme explica Alessandra, já há demandas pelo produto vindas de diversas partes do país e a campanha visa a arregimentar os esforços de todos aqueles que, de alguma forma, possam ajudar. Quem possui impressora 3D pode ajudar imprimido os protetores (as folhas de acetato); quem conhece alguém que possua as impressoras, pode compartilhar a informação sobre a campanha; os hospitais e operadoras de saúde podem contatar e se cadastrar para receber as máscaras; empresas podem doar filamentos, acetato, atilhos, sacos plásticos. As entregas dos protetores somente se concretizam para hospitais cadastrados.

As maneiras de colaborar são múltiplas, e a 3D Impressos e a 3D Printing Brazil elencam vários links que direcionam as ações dos interessados. Confira:

1- Para quem tem IMPRESSORA 3D e quer ajudar na impressão: cadastre-se e receba o STL pronto para impressão

https://linktr.ee/maria_elizete_kunkel

2- VAQUINHA para distribuição de materiais em todo o pais:

https://linktr.ee/maria_elizete_kunkel

3- HOSPITAIS cadastrem-se para receber protetores!

https://linktr.ee/maria_elizete_kunkel

4- SIGA a campanha pelo instagram do capítulo brasileiro do Women in 3D Printing @womenin3dprinting_br

5- Se você tem uma empresa que pode contribuir doando folhas de acetato, elásticos ou filamento de ABS, PLA e PETG para impressão, entre em contato com a Valéria no número (11) 96680-9153.

Forma de uso:

https://youtu.be/RdHIWCsMIpU

Instruções de montagem e higienização:

https://youtu.be/lsqqPOTKx8I

TIARA (PLA, ABS OU PETG):

Configuração de impressão:

Altura de camada 0,30mm

Top and bottom layers 3

Perimetros: 3 (bico 0.4)

Skirt/Brim: não

Suportes: sim

Infill 10%

Tempo de impressão: 58min

Peso: 26gr

PARTE FRONTAL:

Feito de Acetato (PET), polipropileno (PP) ou policarbonato espessura ideiam 0,5mm, espessura mínima 0,20mm.

Furos de 5mm que podem ser feitos com furador comum.