Caxias do Sul 27/04/2024

Empresa da Serra lança tanques ovais de concreto para vinhos

Para tirar a UOVO da "casca", foram investidos cerca de R$ 500 mil. Companhia é pioneira do setor no Sul do país
Produzido por Silvana Toazza, 19/09/2023 às 10:12:26
Empresa da Serra lança tanques ovais de concreto para vinhos
Sócios Pedro Antônio Reginato, Paula Grazia Reginato e Adelar Silvestro se unem no novo projeto
Foto: Wagner Meneguzzi

Nasce na Serra Gaúcha a primeira empresa do Sul do país a produzir tanques em formato de ovos de concreto para a indústria vinícola. A UOVO floresce em Bento Gonçalves com a proposta de ser uma alternativa para empreendimentos do setor que buscam processos de elaboração especiais, com os benefícios que o formato e o material utilizado na fabricação proporcionam à bebida. Para tirar a UOVO da "casca", foram investidos cerca de R$ 500 mil.

Com opções de tanques para vinhos tintos com capacidade para 1,2 mil litros (oval) e 1,5 mil litros (esfera), a novidade será apresentada oficialmente durante a ProWine, feira profissional que ocorrerá entre os dias 3 e 5 de outubro, em São Paulo (SP).

Apesar de ser uma marca nova no mercado, a UOVO carrega no DNA a expertise de seus fundadores, com um know-how de 44 anos de empreendedorismo nos ramos de concretagem e de mais de duas décadas no segmento de tintas e revestimentos.

Benefícios ao setor vitivinícola

Os estudos de desenvolvimento da marca tiveram início em 2021, o valor final do produto é competitivo em relação aos concorrentes importados. Os tanques de concreto em formato oval são usados para elaborar vinhos com as características que realçam as qualidades de cada variedade de uva.

Sem cantos e bordas, a novidade faz com que o vinho se movimente de forma constante no interior oval do recipiente, sem sofrer interferência externa. Outros benefícios são a temperatura constante e natural e a porosidade do material, que proporciona a micro-oxigenação lenta e gradual, além da facilidade de limpeza e durabilidade dos tanques.

Uma das características dos tanques ovalares é o acabamento em tinta mineral, justamente o que garante a porosidade e a troca lenta e gradual de oxigênio com a parte externa. O primeiro vinho elaborado nos tanques da UOVO é um Merlot safra 2022 da Vistamontes, de Bento Gonçalves. O vinho ficou armazenado por nove meses nos ovos de concreto, o que fez com que exaltasse a fruta e o frescor típicos de uma das castas que mais se adaptaram ao terroir da Serra Gaúcha.