Caxias do Sul 03/05/2024

Empresa da Serra desenvolve veículo autônomo para melhorar a eficiência

Inovação, a partir da Inteligência Artificial, traz vantagens competitivas à linha de produção
Produzido por Silvana Toazza, 11/01/2024 às 18:11:48
Empresa da Serra desenvolve veículo autônomo para melhorar a eficiência
Jeferson Sirtoli, analista de Processo, apresenta o Veículo Guiado Automático da Apolo, projeto no qual atuou
Foto: Apolo Tecnologia em Polímeros, divulgação

A Inteligência Artificial imprime ainda mais eficiência a uma empresa da Serra Gaúcha. A Apolo Tecnologia em Polímeros, especializada na produção de peças poliméricas e de alta tecnologia, com nova fábrica inaugurada em agosto de 2023, em Farroupilha, desenvolveu um veículo autônomo guiado a laser para movimentação de matérias-primas e peças no interior da linha de produção. Desenvolvido em parceria com a área de Engenharia de Logística da Marcopolo SA, levou 18 meses para ser concluído e opera nas movimentações internas de materiais, proporcionando ganhos de tempo e redução de custos logísticos internos.

“O Veículo Guiado a Laser não tripulado contribui para o aumento da produtividade e para a diminuição de acidentes de trabalho. É uma solução ideal para ambientes de atividades intensivas, que funcionam 24 horas por dia e que requerem complexos fluxos de produção”, comenta André de Castilhos, Business Head da Apolo Tecnologia em Polímeros.

Tendência crescente

Na planta da Apolo, o equipamento faz o transporte interno entre a linha de injetoras com a pré-montagem de componentes, linha de montagem com armazém central e entre pré-montagem e armazém central, com paradas programadas em cada área e/ou por direcionamento direto para local determinado.

A adoção de sistemas inteligentes de transporte automáticos e flexíveis, sem a intervenção humana, torna-se uma tendência ascendente na indústria com vistas a aumentar a qualidade e a produtividade. O veículo autônomo consegue se deslocar com pouca ou nenhuma interferência humana. Para isso, utiliza combinação de tecnologias, como sensores, câmeras internas e externas, GPS, aprendizado de máquina e inteligência artificial para perceber o ambiente e controlar suas ações.

A saber: a Apolo Tecnologia em Polímeros é uma empresa pertencente à Marcopolo focada em processos e tecnologia em injeção e produção de peças poliméricas e de alta tecnologia. Iniciou suas atividades em 2014. Conta com uma fábrica de 5 mil m² em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, com máquinas injetoras avançadas e estrutura para atender à demanda do mercado nacional e internacional.