Focando no desenvolvimento da conectividade em regiões com escassez de infraestrutura de TI, a ALGcom recebeu em Caxias do Sul a visita de uma comitiva do Malawi, integrada pelo vice-embaixador, Vitus Gomamtunda Dzoole Mwale, pelo primeiro secretário para assuntos de investimento, Yasin Mwachande, e pela primeira secretária, Tadala Makato.
O encontro discutiu a implantação de um Edge Data Center no Malawi, além de explorar novas oportunidades de projetos que visam ao desenvolvimento de conectividade e inclusão digital em países africanos e outras regiões necessitadas. O projeto destaca-se por sua solução modular, que permite uma rápida implementação no conceito plug and play, facilmente conectado, além de oferecer um custo de investimento mais atrativo em comparação às soluções convencionais de data center.
Excelente custo-benefício: A celeridade na implantação e a integração de todos os equipamentos de energia e telemetria tornam o projeto altamente eficiente e acessível, atendendo perfeitamente às necessidades daquele país. Durante a visita, foram apresentados os detalhes da solução, que inclui a construção de uma estrutura robusta e segura contra vandalismos e intempéries. A estrutura mecânica modular foi projetada para ser competitiva em termos de orçamento, garantindo um excelente custo-benefício.
Os objetivos do projeto não se limitam apenas à infraestrutura de TI. A inclusão digital é uma meta fundamental, proporcionando acesso à internet e a serviços digitais para mais pessoas e empresas na região africana, expandindo o mercado potencial para os serviços da caxiense ALGcom, fornecedora de equipamentos de tecnologia.
A saber: Malawi é um país da África Oriental, sem saída para o mar, cuja capital é Lilongué, tendo o inglês como língua oficial. Sua área é de 118.484 quilômetros quadrados. Tem uma população de 18 milhões de habitantes.