Caxias do Sul 24/04/2024

Empresa caxiense DUPLICA número de clientes em dois anos

Desde a crise da Covid-19, como estratégia de redução de custos, mais companhias aderem ao Mercado Livre de energia elétrica
Produzido por Silvana Toazza, 01/08/2022 às 08:24:50
Empresa caxiense DUPLICA número de clientes em dois anos
Perfil Energia assessora empresas na escolha de fontes renováveis de energia
Foto: Adobe Stock

POR SILVANA TOAZZA

No ano em que comemora duas décadas de história, a Perfil Energia, com matriz em Caxias do Sul e filial em Joinville (SC), também festeja o momento de ouro de sua trajetória, com a consolidação do status de ser a maior empresa de gestão de energia independente do sul do país. A projeção é encerrar 2022 com crescimento impressionante na receita de 50% sobre o ano passado e a geração de novos postos de trabalho – a equipe conta hoje com 41 profissionais.

Nem a crise da Covid-19 freou o setor. Pelo contrário, descortinou a importância de as empresas zelarem pela sustentabilidade financeira e ambiental de seus negócios. Adquirir energia elétrica do Mercado Livre garante uma média de 33% de economia no caixa das companhias em comparação ao setor tradicional. Esse cálculo fez com que o número de clientes da Perfil Energia recebesse um reforço de 120% nos últimos dois anos. O crescimento da receita no período foi de 76%.

“No olho do furacão da Covid-19, renegociamos os contratos para os nossos clientes, com garantia de mais prazos, dando total suporte. Fazíamos reuniões à noite para encontrar soluções”, ilustra Marcela Sperb Moraes, CEO da Perfil Energia.

Perfil ocupa sede no bairro Exposição, em Caxias (foto: Guilherme Jordani)

Clientes de 134 cidades de 15 Estados

Ou seja, foi durante um dos períodos difíceis para o horizonte empresarial mundial que a Perfil Energia tornou-se vital e viu irradiar ainda mais sua força, com avanço de 120% no número de clientes desde 2020, hoje situados em 134 cidades de 15 estados. O Rio Grande do Sul responde por 50% dos consumidores assessorados pela consultoria, compostos por indústrias, hospitais, instituições de ensino, shoppings, redes varejistas e companhias do agronegócio, que aliam caixa com sustentabilidade.

Um desses cases sopra da Universidade de Caxias do Sul (UCS), atendida pela Perfil Energia, que deixou de emitir 1.225.924 toneladas de dióxido de carbono (CO2e) na natureza no último ano, em decorrência da compra de energia no Mercado Livre. A instituição recebe energia de quatro fontes renováveis: pequenas centrais hidrelétricas, biomassa, solar e eólica. Leia reportagem AQUI.

Consultora 360º na gestão independente de energia

A Perfil Energia é uma consultora 360º na gestão da aquisição de energia do Mercado Livre. Concede anualmente às organizações que fazem uso de fontes renováveis, mediante a contabilização da quantidade de gases de efeito estufa evitados pelo consumo de fontes alternativas de energia, a certificação Perfil Energia + Limpa, auditada pela empresa de gestão ambiental Ecovalor.

“Atendemos todas as necessidades desse mercado, com análise de laudos técnicos, estudo de eficiência energética, crédito de ICMS”, pontua Cléo Diehl Moraes, fundador da Perfil Energia, o empresário com experiência na então CEEE que enxergou o potencial e desbravou esse novo mercado há quase 20 anos.

Instalações têm vista para o Parque dos Macaquinhos (foto: Guilherme Jordani)

Entrave não, estratégia

A questão de exigir um alto consumo para carimbar o passaporte ao Mercado Livre de energia elétrica (500 kW de demanda contratada) não pode ser vista como empecilho.

“Muitas vezes, a empresa não percebe que pode aumentar a demanda, a produção, os pedidos, o consumo, e ainda vale a pena. É uma questão estratégica. Ajudamos o cliente a fazer as melhores escolhas. Às vezes, disso depende a sobrevivência do negócio”, salienta Fernanda Sperb Moraes, chefe executiva de operações da Perfil Energia.

Curiosidade: os clientes da Perfil Energia têm acesso exclusivo a um aplicativo, com o qual é possível não só acompanhar os dados de consumo em tempo real, mas também o histórico de resultados.

Para entender: os consumidores da Perfil Energia são assessorados para escolher, entre os melhores fornecedores de energia elétrica do país, aquele ou aqueles que apresentar(em) a melhor relação custo-benefício e, além disso, oferecer a segurança necessária. A empresa realiza a gestão do contrato de energia de seus clientes, sempre buscando a melhor alternativa para a negociação das eventuais sobras ou faltas de energia. Para tanto, a empresa elabora mensalmente os demonstrativos da economia efetiva obtida no Ambiente de Contratação Livre (ACL) e na auditoria de faturas, bem como nos relatórios emitidos pelo fornecedor de energia dos seus clientes.

Entenda o Mercado Livre de Energia

yesTambém conhecido como Ambiente de Contratação Livre (ACL), o Mercado Livre de Energia é o segmento que realiza a compra e a venda de energia elétrica, por meio de contratos bilaterais livremente negociados. Dessa forma, o cliente pode ser considerado especial ou livre.

yesOs consumidores especiais podem comprar energia no ACL se contabilizarem uma demanda mínima de 500 kW e se adquirirem energia de fonte incentivada. Já os consumidores livres têm autorização para adquirir energia de fonte incentivada ou convencional.

yesHá ainda outra categoria: os consumidores cativos ou em Ambiente de Contratação Regulado - ACR. Nesse caso, eles podem comprar energia somente da distribuidora local. Trata-se, simplificando, do mercado tradicional.

PERFIL ENERGIA

Caxias do Sul

Rua Alfredo Chaves, 1208 - 1506 - bairro Exposição

Telefone: (54) 3025-1080

Joinvile (SC)

Rua Dona Francisca, 8300 - Sala 316

Perini Business Park

Telefone: (47) 3512 6380

www.perfilenergia.com.br