Caxias do Sul 23/04/2024

Pelo 8º ano consecutivo, UCS conquista certificação por utilizar fontes renováveis de energia

Instituição adquire energia do Mercado Livre e deixou de emitir 1.225.924 toneladas de dióxido de carbono em 2021
Produzido por Silvana Toazza, 23/06/2022 às 16:35:52
Pelo 8º ano consecutivo, UCS conquista certificação por utilizar fontes renováveis de energia
Mercado Livre de Energia vem ganhando espaço
Foto: Divulgação

Adquirir energia elétrica do Mercado Livre garante economia no caixa das empresas (em média, 30% em comparação ao setor tradicional) e forte apelo de preservação ambiental. Não são poucas as organizações que enxergam essa oportunidade financeira e de consciência ecológica a colherem excelentes resultados.

Um dos cases da Serra Gaúcha a exibir performance impressionante nessa área é a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a partir de um projeto customizado de fornecimento de energia elétrica em parceria com uma reconhecida consultoria local: a Perfil Energia, prestes a completar 20 anos de história.

Em relatório recentemente divulgado, a UCS detalha a quantidade de toneladas de poluentes que deixou de emitir na natureza no último ano, em decorrência da compra de energia no Mercado Livre. Os números impactam e descortinam um caminho de possibilidades para companhias, num momento em que cuidar dos gastos é sinônimo de sustentabilidade econômica, e zelar pela natureza torna-se um propósito vital de qualquer marca de prestígio.

Reconhecimento pela oitava vez consecutiva

Por conta da aquisição via Mercado Livre, a UCS recebe energia de quatro fontes: pequenas centrais hidrelétricas, biomassa, solar e eólica. Em 2021, a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) deixou de emitir 1.225.924 toneladas de dióxido de carbono (CO2e) entre todas as unidades que têm o sistema implementado de compra de energia limpa.

Dessa forma, a instituição comemora a obtenção, neste mês, da certificação Perfil Energia + Limpa pela oitava vez consecutiva. Desenvolvida pela consultoria Perfil Energia, e auditada pela empresa de gestão ambiental Ecovalor, a distinção é concedida anualmente às organizações que fazem uso de fontes renováveis, mediante a contabilização da quantidade de Gases de Efeito Estufa evitados pelo consumo de fontes alternativas de energia.

Esse reconhecimento reflete a contribuição e o comprometimento da instituição em reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, por meio da compra feita diretamente do gerador, por fonte renovável.

A aquisição é realizada no Mercado Livre de Energia Elétrica que, além de proporcionar o benefício ambiental, tem impacto econômico decorrente da redução de custos.

As premiações foram entregues pelo reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, na solenidade de lançamento do Comitê Estratégico de ESG (governança ambiental, social e corporativa) da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), no dia 10 de junho.

Receberam as certificações: a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, Neide Pessin, representando o Campus-Sede; o diretor de Relações Institucionais da UCS, Givanildo Garlet, pelo Campus 8 e Campus de Vacaria; a diretora do Campus das Hortênsias, Margarete Fátima Lucca; e a funcionária do Hospital Geral Dalma de Freitas Borges.

Energia renovável desde 2012

Com o início da compra de energia renovável, em 2012, a UCS passou a receber o selo do Programa Perfil Sustentável em 2015, no mesmo ano em que a certificação foi criada, sendo que a premiação sempre avalia os 12 meses de consumo anteriores.

A partir de então, o Campus-Sede ganhou o prêmio em todas as edições seguintes, o que representou um total de 6.353.900 toneladas de dióxido de carbono (CO2e) que deixaram de ser emitidas na natureza. Este ano, as unidades Campus Universitário da Região das Hortênsias, Campus Universitário de Vacaria, Campus 8 e o Hospital Geral também foram certificadas, após aderirem ao Mercado Livre de Energia no ano de 2021.

UCS promoveu em junho o plantio de 105 mudas de árvores nativas no Campus-Sede, em Caxias do Sul

Confira os impactos da compra de energia elétrica do Mercado Livre pela FUCS em 2021:

Campus - Sede

Deixou de emitir 941.402 toneladas de dióxido de carbono (CO2e), o que equivale ao plantio de 4.669 árvores, a 4.955 viagens de avião entre Porto Alegre e Salvador, a 401.959,83 litros de óleo diesel consumidos por um gerador de energia elétrica e a 6.629.588,83 quilômetros percorridos por um automóvel a gasolina.

Unidade de Canela

Deixou de emitir 2.746 toneladas de CO2e, o que equivale ao plantio de 14 árvores, a 14 viagens de avião entre Porto Alegre e Salvador, a 1.172,49 litros de óleo diesel consumidos por um gerador de energia elétrica e a 19.338,02 quilômetros percorridos por um automóvel a gasolina.

Campus de Vacaria

Deixou de emitir 5.378 toneladas de CO2e, o que equivale ao plantio de 27 árvores, a 28 viagens de avião entre Porto Alegre e Salvador, a 2.296,30 litros de óleo diesel consumidos por um gerador de energia elétrica e a 37.873,22 quilômetros percorridos por um automóvel a gasolina.

Campus 8

Deixou de emitir 7.817 toneladas de CO2e, o que equivale ao plantio de 39 árvores, a 41 viagens de avião entre Porto Alegre e Salvador, a 3.3376,70 litros de óleo diesel consumidos por um gerador de energia elétrica e a 55.049,27 quilômetros percorridos por um automóvel a gasolina.

Hospital Geral

Deixou de emitir 236.592 toneladas de CO2e, o que equivale ao plantio de 1.173 árvores, a 1.245 viagens de avião entre Porto Alegre e Salvador, a 101.020,05 litros de óleo diesel consumidos por um gerador de energia elétrica e a 1.666.140,01 quilômetros percorridos por um automóvel a gasolina.

Entenda o Mercado Livre de Energia

Também conhecido como Ambiente de Contratação Livre (ACL), o Mercado Livre de Energia é o segmento que realiza a compra e a venda de energia elétrica, por meio de contratos bilaterais livremente negociados. Dessa forma, o cliente pode ser considerado especial ou livre.

Os consumidores especiais podem comprar energia no ACL se contabilizarem uma demanda mínima de 500 kW e adquirirem energia de fonte incentivada, como no caso da UCS. Já os consumidores livres têm autorização para adquirir energia de fonte incentivada ou convencional.

Há ainda outra categoria, mas que não se enquadra no ACL: os consumidores cativos ou em Ambiente de Contratação Regulado – ACR. Neste caso, eles podem comprar energia somente da distribuidora local. Trata-se, simplificando, do mercado tradicional.

PERFIL ENERGIA

Endereço:

Rua Alfredo Chaves, 1208 - 1506 - Bairro Exposição, Caxias do Sul (RS)

Telefone: (54) 3025-1080

Joinvile (SC): (47) 3512-4366

www.perfilenergia.com.br