Os fabricantes brasileiros de vidros trouxeram preocupação à cadeia fabril ao aplicarem reajustes significativos que, somados, entre janeiro de 2024 e outubro de 2025, implicaram em acréscimo de 61% na matéria-prima e afetaram diretamente o mercado automotivo pesado e o consumo geral do produto. Diante desse cenário desafiador, a Vidroforte, processadora caxiense de vidros especiais, precisou adotar medidas estratégicas para preservar sua competitividade e impulsionar seu crescimento.
Para mitigar os efeitos dos aumentos de custos, a empresa intensificou os investimentos em tecnologia de processamento industrial, que totalizaram R$ 9 milhões na aquisição de máquinas de última geração e na incorporação de novas soluções para elevar a eficiência produtiva. Além disso, selou parcerias com fornecedores de vidro nacionais e internacionais (como fabricantes asiáticos e do Oriente Médio), garantindo a otimização da cadeia de suprimentos e a realização de compras inteligentes de matéria-prima, tanto brasileira quanto importada.
Reinvenção dos processos industriais
Essas ações resultaram em uma significativa redução no impacto do reajuste para os clientes, que responderam positivamente, com destaque para o setor de veículos utilitários (UTVs). Resultado: o crescimento expressivo de 42% em faturamento no setor de fornecimento para a indústria no primeiro semestre de 2025, na contramão do setor, que, em geral, demonstra estagnação há dois anos. A capacidade de reinvenção dos processos industriais proporcionaram desdobramentos lucrativos e notáveis.
A Vidroforte recentemente recebeu e continua a incorporar novos equipamentos que completam o ciclo de investimentos estratégicos em seu parque fabril, como linhas automáticas de impressão digital, centros de furação e usinagem e um sistema automatizado de transporte de vidro. Não à toa iniciou a revisão do planejamento estratégico para os próximos três anos, com vistas a um novo patamar de resultados e faturamento.