Caxias do Sul 17/12/2025

Vinícola revitaliza Complexo Enoturístico e lança novo tour no Vale dos Vinhedos

Meta é ampliar em 20% o fluxo de visitantes, que hoje supera 200 mil turistas por ano
Produzido por Silvana Toazza, 15/12/2025 às 10:07:55
Vinícola revitaliza Complexo Enoturístico e lança novo tour no Vale dos Vinhedos
Entre as novidades estão varejo duplicado, incorporando rooftop e varanda, e espaços de degustação modernizados
Foto: Finestra Studio, divulgação

A Miolo Wine Group fecha 2025 com motivos borbulhantes para espocar espumantes ao apresentar seu Complexo Enoturístico no Vale dos Vinhedos totalmente revitalizado. A novidade deve fermentar em 20% o fluxo de visitantes, que hoje supera 200 mil pessoas por ano, atingindo 240 mil turistas anualmente. O projeto redefine o enoturismo no roteiro ao duplicar o tamanho do varejo de vinhos, desarrolhar espaços inéditos como o rooftop e a Varanda dos Plátanos, modernizar a estrutura e integrar tecnologia, acessibilidade e narrativa de marca em uma experiência renovada. O investimento inaugura uma fase mais moderna, imersiva e funcional, mantendo viva a identidade que tornou a Miolo reconhecida mundialmente.

“Este projeto nasce da nossa convicção de que o enoturismo é um dos pilares da Miolo e de que a visita ao Vale dos Vinhedos precisa refletir tudo o que construímos ao longo de mais de três décadas. Mais do que ampliar espaços, criamos condições para receber melhor, contar nossas histórias e aproximar ainda mais o público da cultura do vinho brasileiro”, destaca Adriano Miolo, diretor-superintendente da Miolo Wine Group.

Aquilo que começou como uma ampliação de loja, ainda em fase de projeto, rapidamente ganhou nova dimensão. A empresa identificou a necessidade de ir além, incorporando melhorias estruturais, tecnológicas e sensoriais. Foram quase dois anos de desenvolvimento até o início das obras, em fevereiro de 2025, que resultaram na duplicação da área do varejo – de 144 m² para 280 m² – e na expansão do prédio para mais de 700 m², com o lançamento de espaços inéditos que valorizam a jornada do visitante, em projeto assinado pela arquiteta Clarissa Zanatta.


Varanda dos Plátanos integra lote de novidades (foto: Finestra Studio)

A loja — ampliada e reorganizada — conecta-se à Varanda dos Plátanos, um ambiente de 62 m² com lareira externa que funciona como uma sala de estar para pequenas degustações durante todo o ano. Ainda no térreo consta a maior sala de degustação da vinícola, remodelada para oferecer mais conforto, integração e qualidade nas experiências.

Agora, o varejo apresenta espaços dedicados que evidenciam a atuação da Miolo Wine Group nos cinco terroirs onde está presente, facilitando a compreensão do visitante sobre a dimensão do grupo, suas marcas e suas origens. No estacionamento, foram instalados dois carregadores para carros elétricos.

No segundo piso, o visitante encontra o rooftop, um terraço que se destaca como um dos elementos mais simbólicos da transformação. Com 135 m², o espaço aberto de contemplação amplia a relação do visitante com a paisagem natural do Vale dos Vinhedos, permitindo desde pequenas celebrações até degustações personalizadas para até 80 pessoas, sempre com o cenário da vinícola como protagonista, com vista privilegiada para o Wine Garden, o lago e os vinhedos.


Cave Giuseppe agrega oito ovos de concreto utilizados
na elaboração dos vinhos (Finestra Studio)

Os investimentos também chegaram ao interior da vinícola com a criação da Cave Giuseppe, agregando oito ovos de concreto utilizados na elaboração dos vinhos da linha Miolo Giuseppe, cada um com 2,70 m de altura e capacidade para 3.100 litros. O espaço recebeu tratamento cênico, com iluminação, revestimentos, passarelas de manutenção e integração direta com a sala de barricas, que agora funciona como sala de degustação do novo Tour Giuseppe Miolo, equipada com uma mesa central para 24 pessoas.

Conforme Artur Tremper Farias, gerente de Enoturismo da Miolo Wine Group, essa é uma forma de viver o vinho em partes, entendendo processos, texturas e transformações que normalmente ficam restritas às equipes técnicas. “O visitante acompanha o vinho em sua construção: primeiro um vinho que passou apenas pelo ovo de concreto, depois um que já estagiou pela barrica de carvalho francês e, por fim, o resultado final”, explica.

Dessa forma, a Vinícola Miolo estreia a Temporada 2026 com um enoturismo totalmente redesenhado no Vale dos Vinhedos, distribuído agora por nove ambientes que ampliam a imersão, a técnica e a exclusividade, conjugando história e inovação.


Uma das gigantes da vitivinicultura, Miolo tem sua matriz no Vale dos Vinhedos (foto: Finestra Studio)

PROGRAME-SE

Experiências Temporada 2026 Vinícola Miolo:

Tour Giuseppe Miolo – História e Inovação

Tour Torre Miolo – Denominação de Origem Vale dos Vinhedos

Os Sete Lendários Miolo

Tour Miolo | História e Terroirs

Flight’s Vinhos em Taça

Vinícola Miolo – RS 444,21 – Vale dos Vinhedos

Informações e reservas:

Na Miolo - (54) 2102.1537 e (54) 2102.1540 ou pelo e-mail visita@miolo.com.br

Na Wine Locals - https://www.wine-locals.com/lugares/vinicola-miolo