Caxias do Sul 28/04/2024

Em ano “desafiador”, empresa caxiense cresce 20%

MAGNANI aposta em um 2024 com melhor resultado, amparado pelos setores de energia solar e mobilidade elétrica
Produzido por Silvana Toazza, 27/12/2023 às 12:09:23
Em ano “desafiador”, empresa caxiense cresce 20%
Companhia aposta em parceria com importantes fornecedores
Foto: Daniel Herrera

POR SILVANA TOAZZA

A Magnani Luz e Energia, com sede em Caxias do Sul e filial em Torres, define 2023 como um ano desafiador, no qual fechará com crescimento de 20% no faturamento. Para 2024, a palavra “otimismo” ganha força no vocabulário, permitindo que a empresa projete um avanço de receita na ordem de 30%.

Os números são apresentados pelo novo gerente comercial da companhia, Everton Rodrigues, avaliando que 2023 demandou muita resiliência por parte do meio empresarial, por envolver fatores como cenário econômico difícil, juros altos, guerras internacionais e adversidades climáticas que prejudicaram o agronegócio. Esse contexto exigiu estratégias assertivas para lidar com os mercados de iluminação, energia solar, equipamentos elétricos e mobilidade.

Magnani já instalou 3,5 mil usinas fotovoltaicas (foto: Arquivo Magnani)

Nesse sentido, a diversidade dos negócios foi a chave mestra para garantir crescimento à Magnani e não depender de apenas um setor, como o de usinas fotovoltaicas, que teve o desempenho desacelerado neste ano em função dos juros altos que inibiram investimentos – a taxa básica sofreu o quarto corte seguido em dezembro, abrindo espaço para o entusiasmo. Para 2024, a previsão é que o sol volte a brilhar com mais intensidade em alguns segmentos, garantindo um ano melhor do que este que se encerra.

“Tudo leva a crer que o mercado de energia solar vai retomar com força em 2024, com a queda dos juros e já dissipada a insegurança inicial do Marco Legal, e que o nicho de carregadores de carros elétricos dispare. Além disso, apostamos em soluções elétricas e de iluminação para todo o tipo de público, desde indústria, construção civil, chegando ao consumidor final. O mercado de mobilidade elétrica vai movimentar condomínios e toda a cadeia da construção civil. Os prédios precisarão passar por uma readequação para receber recarga elétrica para veículos, e isso exige um olhar capacitado”, empolga-se Everton, auxiliado pelo diretor geral (CEO) da Magnani, que não tem dúvidas:

“O mundo está se transformando numa grande tomada elétrica”, define Paulo Magnani.

Sede de 6 mil metros quadrados foi inaugurada em 2023 (foto: Daniel Herrera)

Nova matriz e filial modernizada

Com 56 anos de história, a Magnani encerra 2023 tendo protagonizado um dos mais expressivos capítulos de sua história. De um lado, garantiu a inauguração de sua nova sede caxiense, quadruplicando de tamanho sua área física, na Perimetral Norte. Do outro, modernizou o layout interno da filial de Torres. Também termina o ano com o reforço de pontos estratégicos em sua 1ª Rota do Veículo Elétrico, agora contendo nove estações de recarga em espaços comerciais envolvendo Serra Gaúcha e Litoral Norte. A infraestrutura de ponta instalada pela Magnani conta com equipamentos modernos assinados pela gigante WEG, numa parceria sólida e antiga.

“Há muito potencial a ser explorado. Temos tudo em Caxias do Sul, com altíssima qualidade. Não é necessário buscar fornecedores de fora”, destaca Everton Rodrigues, impressionado com a Serra Gaúcha, após sua longa experiência de atuação profissional na região de Passo Fundo.

O mercado de energia solar, após ter vivido o boom da concorrência desenfreada, se assenta num terreno mais seguro. Isso porque a mudança da legislação da energia solar (criando a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição) acabou por tirar do mercado as empresas e profissionais “aventureiros”, preocupados em vencer a concorrência apenas com preço, mas sem assegurar pós-venda, gerando desgaste e prejuízos em empresas e consumidores. Placas fotovoltaicas sem funcionamento significam não geração de energia elétrica, impactando de forma negativa no caixa.

Nesse cenário, a Magnani se notabiliza por fornecer assistência técnica com monitoramento das usinas em tempo real, o que garantiu a atração de clientes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Precursora do setor no RS, a empresa já instalou 3,5 mil sistemas fotovoltaicos em 11 anos.

“Há muitos órfãos da energia solar, cujas empresas sumiram, que hoje nos procuram para solucionar seus problemas. Nós queremos ver os problemas resolvidos, não deixar para amanhã. Antes se resolve, depois se vê com a fábrica”, exemplifica Paulo Magnani.

Ano termina com novo ponto de recarga veicular, em Torres

Equipe ganha reforço de talentos

O time de funcionários da empresa vem passando por frequentes reforços, fechando 2023 com uma equipe de cerca de 120 profissionais.

Luiz Antônio Murillo Soussa, novo coordenador comercial, é um desses nomes que fortalecem a equipe de talentos da Magnani. Vindo de Porto Alegre e com experiência em algumas multinacionais, ele entende que o segundo semestre de 2023 trouxe muita insegurança jurídica em impasses como a Reforma Tributária, represando investimentos.

O futuro, para ele, unirá setores voltados à inovação, sustentabilidade ambiental e energias renováveis, filões que dialogam com os mercados da Magnani e são fundamentais em função da necessidade de substituir combustíveis fósseis por elétricos e na transformação de raios solares em energia elétrica.

“Os problemas de extremos climáticos nos apontam para esse caminho sem volta, de conscientização e de energias limpas”, sentencia Soussa.

MAGNANI LUZ E ENERGIA

enlightenedCaxias do Sul: Avenida Rubem Bento Alves, 4.188, bairro São José, Perimetral Norte

enlightenedTelefone: (54) 4009-5255

enlightenedTorres: Avenida Barão do Rio Branco, 876, centro de Torres

enlightenedFone: (51) 3626-2988 | whats: (51) 99146-3181

enlightenedAcesse www.magnani.com.br

Leia também:

Litoral Norte recebe 1ª estação de recarga ultrarrápida para carros elétricos