Caxias do Sul 28/04/2024

Litoral Norte recebe 1ª estação de recarga ultrarrápida para carros elétricos

Sistema foi inaugurado pela MAGNANI junto a posto de combustíveis da BR-101, em Torres
Produzido por Silvana Toazza, 04/12/2023 às 16:06:01
Litoral Norte recebe 1ª estação de recarga ultrarrápida para carros elétricos
Esse é o ponto de recarga de número 9 da Rota Elétrica capitaneada pela Magnani
Foto: Divulgação

POR SILVANA TOAZZA

Turistas gaúchos e catarinenses adeptos de veículos elétricos que circularem pela BR-101, em Torres, encontram uma novidade neste veraneio. Isso porque acaba de ser inaugurada a primeira estação de recarga ultrarrápida na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A novidade foi acionada junto ao posto de combustíveis Primavera/Terra Nova (bandeira BR), 3.708, KM 4 da rodovia, no sentido Litoral-Serra, com a instalação assinada pela Magnani Luz e Energia, sediada em Caxias do Sul e com filial em Torres. A empresa serrana capitaneia a 1ª Rota do Veículo Elétrico do Rio Grande do Sul, e esse é o seu ponto de número nove.

Carlos Magnani, diretor de Eficiência Energética da companhia, destaca que a estação de recarga da BR-101, em Torres, é a do modelo “Station”, o mais potente de toda a rota, e foi desenvolvido pela parceira WEG para rodovias com alto tráfego de veículos. Trata-se de um sistema com potência de 60KW de CC (corrente contínua).

“À medida em que crescem as vendas de veículos elétricos, teremos uma demanda muito maior por infraestruturas confiáveis e com garantia. A Magnani possui equipe técnica capacitada e marcas de excelência, como a nossa parceira WEG, para pontos de recarga”, destaca Carlos Magnani.


Estação de recarga da BR-101 é duas vezes mais ágil

Pausa estratégica

No Posto Primavera, que também conta com uma usina de energia solar, há uma estrutura de conveniência e atendimento 24 horas, garantindo que o motorista descanse ou tome um café enquanto seu veículo ganha recarga de energia. Por ser ultrarrápida, a estação de recarga da BR-101 é duas vezes mais ágil no carregamento, cujo tempo depende de outras variáveis, como o inversor de potência e o banco de baterias do veículo elétrico.

Dependendo do modelo automotivo, é possível recarregar 100% da bateria de um carro elétrico em menos de uma hora. Porém, dificilmente um condutor espera zerar a carga para, então, colocar o veículo na tomada. Como explica Paulo Magnani, diretor geral da Magnani Luz e Energia, é um conceito de carro que exige mudança de mentalidade, procedendo à recarga sempre que houver oportunidade, seguindo o exemplo de um celular.


Turistas que visitam o Vale dos Vinhedos têm ponto de recarga elétrica

Popularização do modelo elétrico

O crescimento na instalação de sistemas de recarga de automóveis elétricos vem na esteira da popularização desses modelos, com novas montadoras atuando no mercado brasileiro e com a queda no preço. De janeiro até agosto de 2023, o Brasil emplacou 49.052 carros elétricos, equivalendo ao montante de todo o ano passado, aponta a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

“Esse aumento exponencial é influenciado pela redução de valores dos carros elétricos com a entrada no mercado de vários modelos e de montadoras com parques fabris no nosso país”, salienta Carlos Magnani, acrescentando que “a mobilidade elétrica também potencializa projetos de energia solar, contribuindo para um futuro/presente mais sustentável através de energias limpas”.

Entre outros destinos, Gramado também está na mira da Magnani para a instalação de uma estação de recarga, possivelmente em 2024. No momento, não há custo para a recarga dos veículos elétricos, sendo essa uma estratégia inteligente para atrair consumidores aos estabelecimentos, mas, no futuro, está em estudo a forma de cobrança do custo com energia elétrica. Há inclusive startups buscando o formato de cálculo.

Mudança da matriz energética

O segmento de carros elétricos avança em ritmo veloz, já que, a partir de 1º de janeiro de 2030, está em análise a proibição da venda de veículos novos movidos a combustíveis fósseis em alguns países. A mobilidade elétrica não tem volta, sendo uma forma de ajudar na preservação do planeta.

Os estabelecimentos interessados tanto em patrocinar o projeto da rota elétrica gaúcha, ganhando visibilidade em marketing, quanto em abrigar um carregador elétrico no eixo, podem contatar a Magnani Luz e Energia, pelo telefone/WhatsApp (54) 4009.5255

De olho atento: o aplicativo PlugShare apresenta um mapa sinalizando as estações de carregamento próximas à região por onde está circulando o motorista do carro elétrico.

Outros pontos em operação na 1ª Rota do Carro Elétrico do RS, capitaneada pela Magnani Luz e Energia:

yes Casa Fagundes (BR-116/Vila Cristina)

yes Café Tainhas (Rota do Sol/São Francisco de Paula)

yes Cantinho do Pescador (Torres)

yes Nova Magnani (Av. Rubem Bento Alves, 4.188, bairro São José, Perimetral Norte, Caxias do Sul)

yes Centro Comercial Parque dos Vinhedos (Vale dos Vinhedos)

yes CIC Caxias (Rua Ítalo Victor Bersani, 1.134)

yes Posto Trevo da Rota/Rodoil (Lajeado Grande/Rota do Sol)

yes Churrascaria Imperador (Av. Júlio de Castilhos, 3.096, Bairro São Pelegrino, Caxias do Sul)

Magnani Luz e Energia

yes Caxias do Sul

Localização: Avenida Rubem Bento Alves, 4.188, bairro São José, Perimetral Norte.

Telefone: (54) 4009-5255

yes Torres

Av. Barão do Rio Branco, 876

Site: www.magnani.com.br

Leia também:

MAGNANI lança novo braço de negócios na Mercopar 2023