Caxias do Sul 29/04/2024

“É uma honra ser homenageado pela cidade que eu adotei e que me adotou”, diz o jornalista e escritor Marcos Fernando Kirst

Em sessão na Câmara nesta terça-feira, vereadores aprovaram por unanimidade o título de Cidadão Caxiense ao editor deste site
Produzido por redação, 07/07/2020 às 13:17:22
“É uma honra ser homenageado pela cidade que eu adotei e que me adotou”, diz o jornalista e escritor Marcos Fernando Kirst
Escritor e jornalista acumula prêmios literários e jornalíticos
Foto: Liliane Giordano

Com um vasto currículo jornalístico e literário, o jornalista Marcos Fernando Kirst ganhou um presente na véspera de seu aniversário. Nascido em Ijuí, mas tendo projetado sua carreira em Caxias do Sul, o profissional será o novo cidadão caxiense.

O título foi aprovado por unanimidade em sessão na Câmara de Vereadores no final da manhã desta terça-feira (dia 7/7). A homenagem, em sessão solene, não tem data definida pelo Legislativo, em função das medidas de restrição contra o coronavírus, mas a previsão é de que seja ainda em 2020.

A proposição do título de Cidadão Caxiense é do vereador Alberto Meneguzzi (PSB), colega de profissão, em parceria com demais vereadores. "O título é um reconhecimento ao trabalho e à trajetória dessas pessoas e entidades pela contribuição da cultura, literatura e das artes”, ressalta Meneguzzi.

A matéria foi protocolada por meio de autoria coletiva, com as assinaturas também dos legisladores Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Wagner Petrini/PSB, Renato Oliveira/PCdoB, Gustavo Toigo/PDT, Kiko Girardi/PSD, Denise Pessôa/PT e Felipe Gremelmaier/MDB.

É a maior manifestação de reconhecimento que o município de Caxias do Sul pode outorgar às pessoas que vêm de fora e acolhem essa cidade para construir suas biografias, ajudando-a a se desenvolver. Sinto muito orgulho do que a cidade faz, convergindo com o próprio reconhecimento que eu encontrei aqui, que me proporciona o ambiente para a concretização dos meus sonhos pessoais e profissionais. É uma honra ser homenageado pela cidade que eu adotei e que me adotou e pela qual eu tenho tanta admiração”, expressa, emocionado, o homenageado com o título de Cidadão Caxiense.

Na solenidade de lançamento do novo portal de notícias, em março de 2020

24 livros publicados e experiência em jornais

Marcos Fernando Kirst é natural de Ijuí e cursou Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mas em 1992 radicou-se em Caxias do Sul.
Como jornalista, traz no currículo mais de 30 anos de trajetória, já tendo passado por jornais diários e semanais, além de ter sido editor do caderno Sete Dias do jornal Pioneiro e cronista do mesmo periódico por mais de 10 anos.

Desde março de 2020, é idealizador e editor do novo portal de notícias da Serra Gaúcha, www.silvanatoazza.com.br, ao lado da esposa e também jornalista Silvana Toazza. Em 2019, foi agraciado com o prêmio da Associação Rio-Grandense de Imprensa Serra Gaúcha (ARI-Serra Gaúcha), no quesito Jornalismo Imprenso e Digital.

Kirst também é escritor e tem 24 obras publicadas, sendo 16 delas focadas no resgate histórico e/ou biográfico de temas relacionados com a cultura de Caxias do Sul e da Serra Gaúcha.

As obras literárias do jornalista são ganhadoras de importantes prêmios da literatura gaúcha. O livro “A Sombra da Clara” conquistou os prêmios “Açorianos de Criação Literária” (2014) e “Vivita Cartier” (2016). “Em silêncios”, sua obra poética, recebeu o prêmio de Obra Literária no “Concurso Anual Literário” de Caxias do Sul. “O Ocaso da Colombina - a breve e poética vida de Vivita Cartier”, lançado em 2019, seu trabalho mais portentoso, com 812 páginas e resultado de oito anos de trabalho, retrata a trajetória da poeta gaúcha que morreu turberculosa em Criúva, interior de Caxias do Sul.

Lançamento do livro "O Ocaso da Colombina", em Porto Alegre, em 2019

Gratidão ao Legislativo e à comunidade caxienses

Por MARCOS FERNANDO KIRST

Emocionado, feliz, grato e realizado. Esse quadripé de emoções embasa o turbilhão de sentimentos que se misturam em mim desde as 11h25 desta terça-feira, 7 de julho de 2020, véspera de meu 54º aniversário. Naquele momento, para mim, agora, histórico, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovava, por unanimidade, decreto legislativo concedendo o título de Cidadão Caxiense a mim, que escolhi esta pujante cidade para morar, trabalhar, compartilhar encantamentos e conquistar sonhos, há quase 28 anos (cheguei aqui de mala, cuia, curiosidade e vontade de trabalhar em agosto de 1992).

Escrevo este depoimento com a finalidade de registrar meu agradecimento a todos os 23 vereadores de nosso Legislativo municipal pela aprovação da homenagem, uma das mais (senão A MAIS) significativas concedidas pelo Município aos cidadãos oriundos de fora da cidade e que passam a mesclar suas biografias com a de Caxias do Sul. No meu caso específico, ela se irmana a duas outras generosas acolhidas que a cidade já me proporcionou.

Na ordem cronológica, primeiro a concessão do título de Patrono da 26ª Feira do Livro de Caxias do Sul, em 2010, pela Comissão Organizadora do evento, unindo a Secretaria Municipal de Cultura (na época, capitaneada por Antonio Feldmann, na gestão do então prefeito José Ivo Sartori); pelo Programa Permanente de Estímulo à Leitura – PPEL (departamento responsável pela realização da Feira, ligado à Secretaria da Cultura), comandado por Luiza Motta e pela Associação dos Livreiros Caxienses, então presidida por Cristiano Bartz Gomes.

Na sequência, ano passado, a outorga do Troféu ARI-Serra Gaúcha, na categoria Jornalismo Digital e Impresso, pelas décadas de dedicação ao jornalismo por mim empreendidas em Caxias do Sul e na Serra Gaúcha. O reconhecimento dos meus pares foi algo inesperado e muito bem-vindo, com a entidade presidida pela jornalista Andreia Fontana, em homenagem concedida juntamente com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), presidida por Ivanir Gasparin.

Quero expressar e registrar meu agradecimento especial ao vereador, amigo e colega Alberto Meneguzzi pela generosidade, pela sensibilidade e pela visão jornalística da História, atributos por meio dos quais embasou e encaminhou a iniciativa de propor a outorga do título de Cidadão Caxiense a mim. Juntamente com minha esposa Silvana Toazza e com as amigas Margô Segat (também jornalista e esposa do vereador), Liliane Giordano (fotógrafa e merecedoramente portadora do título de Cidadã Caxiense desde 2019) e Sabrina Didonê (jornalista), o vereador formou o quinteto que tramou este bem-vindo complô a meu favor.

Agradeço também aos demais vereadores que se pronunciaram na sessão desta terça-feira, defendendo a concessão do título, além de Alberto Meneguzzi, que leu o currículo e explicitou os motivos pelos quais julgou justo conceder-me a homenagem, entre eles, a atuação jornalística e a atuação literária, ao empreender a produção de obras que resgatam aspectos da História de Caxias do Sul e da Serra Gaúcha.

Ao vereador Gustavo Toigo, parceiro na empreitada da produção e viabilização do meu livro “O Ocaso da Colombina, a Breve e Poética Vida de Vivita Cartier”, lançado em 2019, que também defendia desde o início a concessão desse reconhecimento pela Casa.

Ao vereador Arlindo Bandeira, por lembrar que a concessão do título não sensibiliza somente o homenageado, mas também se estende a todo o amplo círculo de relações que essa pessoa constrói ao longo de sua trajetória na comunidade.

Ao vereador Paulo Périco, cujo pai também é detentor do título de Cidadão Caxiense, por ressaltar a importância da homenagem e do significado que ela tem para quem a recebe e para a própria comunidade, que a concede.

Ao vereador Rafael Bueno, por ressaltar a importância da produção de livros como o resgate da história da Rádio Caxias, lançado em 2017, e por externar a preocupação, comum ao proponente Meneguzzi, a todos os demais vereadores e ao próprio agraciado, em deixar para momento oportuno a concretização da solenidade de entrega do título, assim que a pandemia do coronavírus arrefecer e voltar a ser viável a realização de eventos presenciais.

Gratidão eterna a todos os vereadores, em especial ao proponente, Alberto Meneguzzi, e à comunidade de Caxias do Sul, esta generosa cidade que tenho orgulho de habitar e de fazer parte.

A turma do "complô": Liliane Giordano, Sabrina Didonê, Margô Segat, Silvana Toazza, o Cidadão e o vereador Alberto Meneguzzi, em reunião-surpresa no gabinete do vereador, em fevereiro de 2020, anunciando o encaminhamento do projeto

Leia também:

Caxias não me viu nascer, mas me pavimentou renasceres