Caxias do Sul 28/03/2024

Duas novas mostras visuais estreiam no ORDOVÁS nesta sexta-feira

“Preâmbulo das Coisas” e “A Escolha do Acaso” são as exposições que abrem ao público em dois espaços no Centro Cultural neste dia 18
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 14/12/2020 às 09:46:15
Duas novas mostras visuais estreiam no ORDOVÁS nesta sexta-feira
Obras da artista Dedé Ribeiro, na mostra "A Escolha do Acaso", estarão no espaço da Galeria
Foto: DIVULGAÇÃO

Por MARCOS FERNANDO KIRST

Os tradicionais “vernissages” de abertura das mostras de artes plásticas, reunindo artistas e público em animados coquetéis de confraternização e troca de informações, ficaram comprometidos devido às regras de distanciamento social para combater o coronavírus, impedindo a reunião de público em eventos culturais.

Mas nem por isso a coordenação do Núcleo de Artes Visuais do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul, deixa de celebrar a manifestação das artes, oferecendo à comunidade nada menos do que duas novas mostras para visitação observando os critérios de precaução da pandemia, a partir desta sexta-feira, dia 18 de dezembro, nos dois espaços ali existentes para as exposições de artistas locais, regionais e de fora das fronteiras da Serra Gaúcha.

“Não haverá eventos de abertura presenciais, porém, o público segue convidado a comparecer aos espaços para a visitação, obedecendo às normas de segurança contra a Covid-19”, explica a coordenadora do Núcleo de Artes Visuais, Mona Carvalho.

PREÂMBULO DAS COISAS

Na Sala de Exposições, o Ordovás apresenta a mostra “PRÊAMBULO DAS COISAS”, a primeira exposição individual do Coletivo UN (Um Nada), formado pelos artistas Marina Rombaldi, Nicole Martinato e Nilton Dondé. Nesse trabalho, os artistas convidam o público a se colocar dentro da galeria de uma forma diferente. Em seus projetos, o Coletivo UN transita por diferentes plataformas experimentais, utilizando fotografia, desenho, pintura, colagem, performance, vídeoarte, arte sonora e ações no espaço urbano.

Arte do Coletivo UN (Um Nada) transita por várias plataformas (Foto: Divulgação)

A exposição ficará em cartaz até o dia 31 de janeiro de 2021 e pode ser apreciada digitalmente pelo site UAV DIGITAL (sites.google.com/view/uavdigital). Para visitas presenciais, segundas, das 13h30min às 16h30min, e de terça a domingo, das 15h às 22h. No turno da manhã, somente visitas por agendamento pelo e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br.

Atividade Gratuita

Os artistas oferecerão uma atividade virtual gratuita, no dia 20 de janeiro (quarta-feira), das 18h às 20h. O encontro “Exercício Sensorial: preâmbulo” vai ocorrer pela plataforma Jitsi Meet. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de janeiro, pelo e-mail da Unidade de Artes Visuais (uniartes@caxias.rs.gov.br) e os participantes receberão o link de acesso após a inscrição.

"Exercício Sensorial: preâmbulo" em atividade gratuita oferecida pelos artistas (Foto: Divulgação)

A ESCOLHA DO ACASO

“A ESCOLHA DO ACASO” é a mostra individual da artista Dedé Ribeiro, que abre também nesta sexta-feira, dia 18, no espaço da Galeria de Arte do Centro de Cultura Ordovás. Depois de ser apresentada nos meses de janeiro, fevereiro e março no Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre, a mostra chega a Caxias do Sul com a inclusão de obras inéditas, algumas realizadas durante a pandemia.

A exposição é dividida em três eixos temáticos: “Diagnóstico por Colagem”, “Crônicas Visuais” e, a escolhida para Caxias do Sul, “A Escolha do Acaso”, composta por um conjunto de 12 obras que formam um oráculo com mensagens sugeridas ao público de forma interativa.

Os trabalhos podem ser conferidos na plataforma UAV DIGITAL (sites.google.com/view/uavdigital). A visitação presencial é gratuita e pode ser realizada de terça a domingo, das 15h às 22h. Demais horários somente por agendamento pelo e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br.

Atividade gratuita

No dia 31 de janeiro, às 15h, haverá um workshop de iniciação à colagem com a Dedé Ribeiro. A Atividade é gratuita e será no formato virtual. Inscrições devem ser realizadas até o dia 28 de janeiro pelo e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br.

Artista plástica Dedé Ribeiro ministrará workshop de colagem (Foto: Divulgação)