Caxias do Sul 29/03/2024

Duas mostras de arte em exposição no Campus 8 da UCS

“Duas Mulheres de Fino Traço” e “Miniarte Vida” podem ser visitadas até o dia 27 de maio
Produzido por redação, 10/05/2022 às 07:43:39
Duas mostras de arte em exposição no Campus 8 da UCS
"Casal tocando Mozart" é uma das obras da artista Clara Pechansky integrantes da mostra
Foto: DIVULGAÇÃO

O Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (Avenida Frederico Segala, 3099 – Samuara) sedia duas exposições de arte simultâneas. “Duas Mulheres de Fino Traço”, de Clara Pechansky e Liana Timm, ocupa a Galeria de Arte, enquanto o Projeto Miniarte Internacional – Edição 45 – “Miniarte Vida”, com obras de artistas de 14 países, é exibido no Hall Inferior da unidade acadêmica.

Ambas as mostras se estendem até 27 de maio, com visitação gratuita para a comunidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30.

Duas Mulheres de Fino Traço

A exposição das artistas Clara Pechansky e Liana Timm consta de 29 desenhos de tamanho médio a traço de nanquim, acrílica, pastel, lápis de cor e colagem de papel e tecido, com moldura de alumínio e vidro. É pontuada por quatro textos impressos do jornalista e escritor Flávio Tavares sobre Clara, do crítico de arte Jacob Klintowitz sobre Liana, e por textos referentes à obra e ao estilo das artistas, com seus depoimentos.

"A Gravidade", de Liana Timm, integra a mostra "Duas Mulheres de Fino Traço" (Foto: Divulgação)

Em 2022, a desenhista, pintora e gravadora pelotense Clara Pechansky comemora 66 anos de profissão como artista visual, enquanto a artista multimídia, arquiteta, poeta e designer Liana Timm, natural de Serafina Corrêa, celebra 53 anos de criação artística.

Miniarte Vida

Dentro do Projeto Miniarte Internacional, que há 19 anos busca apresentar um panorama das artes visuais de várias regiões do mundo, em sua edição de número 45, o “Miniarte Vida” consta de 261 obras de artistas de 14 países. A produção coletiva permite a conexão de uma diversidade de influências culturais sem que se perca a individualidade de cada artista.

Tela de Eduarda Sbeghen integra a mostra "Miniarte Vida" (Foto: Divulgação)

A coordenação geral internacional é de Clara Pechansky, com coordenação local da professora Mara Galvani.