Caxias do Sul 26/04/2024

Dos palcos artísticos para o protagonismo da Cultura

Atriz e produtora cultural ALINE ZILLI foi anunciada nesta terça-feira como a futura secretária da Cultura de Caxias do Sul
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 22/12/2020 às 10:27:26
Dos palcos artísticos para o protagonismo da Cultura
Anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, dia 22, no plenário da Câmara de Vereadores
Foto: DIVULGAÇÃO

A atriz e produtora cultural ALINE FERNANDA ZILLI, 35 anos, é o nome que comandará, a partir de 1º de janeiro de 2021, a pasta da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira na Câmara de Vereadores, quando o prefeito eleito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, juntamente com a vice-prefeita eleita, Paula Ióris, informou os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu secretariado.

Aline Zilli é atriz e produtora teatral junto ao Grupo Ueba Produtos Notáveis e gestora cultural no Moinho da Cascata, ao lado do companheiro e sócio Jonas Piccoli. Desde março deste ano, responde pela presidência do Conselho Municipal de Política Cultural de Caxias do Sul e, aos 35 anos de idade, apresenta um vasto e sólido currículo de atuação no meio cultural regional, em especial, no âmbito das artes cênicas.

Caxiense, nascida em 24 de fevereiro de 1985, formada em Publicidade e Propaganda, com extensão em Gestão Cultural, atua junto ao Grupo Ueba Produtos Notáveis desde a sua fundação, em 2004. Administra o Centro Cultural Moinho da Cascata desde 2014, buscando a revitalização do espaço, antes abandonado e agora transformado em referência na programação artístico-cultural regional.

Aline Zilli, a nova cara e o novo tom da Cultura em Caxias a partir de 2021 (Foto: Fábio Grison)

Foi parecerista do Ministério da Cultura via Funarte – Ministério da Cultura, foi avaliadora do Prêmio Anual de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul e foi membro do Colegiado Setorial de Teatro do Estado do Rio Grande do Sul. É articuladora da Rede Brasileira de Teatro de Rua e integrante do Conselho Municipal de Política Cultural de Caxias do Sul desde 2016, cuja presidência ocupa desde março de 2020.

Formou-se em 2008 em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e, em 2015, concluiu o Curso de Extensão “Administração Pública da Cultura” pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua formação teatral inclui 21 certificados entre cursos, workshops e oficinas. No currículo, detém outros quatro cursos em temas diversos no âmbito da formação em gestão e produção cultural. Enquanto produtora e gestora, acumula atuação junto a 24 projetos já desenvolvidos, entre os anos de 2006 e 2020. Na condição de atriz, desde 2007, teve participação em 17 peças, a mais recente, de 2019, vivendo no palco a poeta Vivita Cartier (1893 – 1919), na peça “Vivita: A Noiva do Sol”, com direção de Jonas Piccoli.

No cinema, atuou no curta-metragem “Hoje” (2010), com direção de Caroline Barrueco; no longa-metragem “O Céu sobre mim” (título original “Il Cielo Sopra di Me”, do diretor Italiano Gian Vittorio Baldi), em 2011, e na série “Sótão da Flor” (2020), com direção de Jonas Piccoli. Entre os anos de 2008 e 2017, realizou diversos trabalhos de coordenação cênica, entre eles, a coordenação no Desfile Cênico da Festa da Uva de 2008; a coordenação no Desfile Cênico da Festa da Uva de 2010 e a coordenação no Desfile Cênico Musical da Festa Nacional da Uva de 2012.

Aline assume oficialmente o cargo no dia 10 de janeiro de 2021, juntamente com os demais secretários, quando da posse oficial do prefeito eleito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico.

Confira a lista dos nomes anunciados para compor o secretariado:

Secretaria do Planejamento - Margarete Vender

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Rudimar Menegotto

Secretaria de Recursos Humanos e Logística - Daniela Reis

Secretaria da Educação - Sandra Negrini

Secretaria de Obras - Norberto Soletti

Secretario do Urbanismo - João Uez

Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Elvio Giani

Secretaria da Saúde - Daniela Meneguzzi

Secretaria de Turismo - Enio Martins

Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social - Paulo Roberto Rosa

Secretaria da Cultura - Aline Zilli

Secretaria do Esporte e Lazer - Gabriel Citton

Secretaria da Habitação - Giovani Fontana

Chefia de gabinete - Cristiano Becker

Secretaria do Meio Ambiente - João Osório Martins

Secretaria de Governo - Gregora Fortuna dos Passos

Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade - Alfonso Willenbring Jr.

Presidente da Fundação de Assistência Social (FAS) - Katiane Boschetti

Procuradoria-Geral do Município (PGM) - Adriano Tacca

Orçamento Comunitário e Regional - José Oltramari

Diretor-presidente do Samae - Gilberto Meletti

Presidente da Codeca - Roneide Dornelles

Festa da Uva S/A - Bruno Brunelli

Comissão Comunitária da Festa da Uva - Sandra Randon

Ipam - Flávio Carvalho

*Ainda não foram divulgados os titulares da Secretaria da Fazenda e Receita Municipal e do Procon.