Caxias do Sul 23/04/2024

Do campo à mesa: 500 produtores rurais da Serra se engajam em campanha e já doaram 30 mil litros de leite

Ação solidária da Cooperativa Santa Clara repassou nesta semana as duas primeiras cargas do produto ao Banco de Alimentos do RS
Produzido por Silvana Toazza, 21/05/2020 às 11:28:13
Do campo à mesa: 500 produtores rurais da Serra se engajam em campanha e já doaram 30 mil litros de leite
A meta é audaciosa: alcançar 100 mil litros de leite a serem repassados para as entidades
Foto: Cooperativa Santa Clara, divulgação

O espírito de solidariedade começa no campo e chega até a mesa de quem mais precisa. Em tempos de pandemia, que restringiu os empregos e a renda da população, a Cooperativa Santa Clara, com matriz em Carlos Barbosa, trouxe um desafio aos seus associados: dar as mãos e doar leite às famílias que enfrentam dificuldades financeiras.

Seguindo a história centenária da cooperativa, que sempre uniu forças para vencer, a Santa Clara convidou os cooperativados a doarem leite, que posteriormente é processado, embalado e doado pela companhia. A meta é audaciosa: alcançar 100 mil litros de leite a serem repassados para as entidades engajadas na luta para amenizar o sofrimento dos afetados (na saúde e financeiramente) pela Covid-19.

Mais de 500 produtores rurais cooperativados já aderiram à causa social. Isso permitiu que a empresa doasse na última terça-feira (19 de maio) duas cargas de leite, com o equivalente a 25,9 mil litros do produto, ao Banco de Alimentos do RS, em Porto Alegre.

Equipe da Santa Clara repassou duas primeiras cargas nesta semana ao Banco de Alimentos do RS

Para entender: a campanha de doação de leite organizada pela Santa Clara, responsável pela industrialização, envase e entrega do alimento, é protagonizada por seus associados e totalmente espontânea.

Desta forma, as doações são feitas se o produtor quiser e com o volume em litros que puder. Até o momento, com uma semana de arrecadação, a ação já soma mais de 30 mil litros de leite doados. Como a campanha está em andamento, outras instituições do Estado ainda serão beneficiadas pela ação coletiva.

Doe leite, doe vida

Os interessados em contribuir podem entrar em contato com o Departamento de Política Leiteira (DPL) de sua região, técnicos, vendedores externos, lojas da cooperativa ou ainda pelo WhatsApp (54) 99704-6290. Outras instituições do Estado também devem ser beneficiadas com as doações.

Para situar: Atualmente, a Cooperativa Santa Clara conta com 5.363 produtores associados em 135 municípios gaúchos.