Caxias do Sul 25/04/2024

Dez mil anos de ARTE TÊXTIL resgatados em livro e mostra

Pesquisadora caxiense Véra Stedile Zattera apresenta o fruto de sua nova pesquisa em exposição e obra a partir do dia 2 de junho
Produzido por redação, 28/05/2021 às 15:12:45
Dez mil anos de ARTE TÊXTIL resgatados em livro e mostra
Pesquisadora Véra Stedile Zattera apresenta o resultado de ampla pesquisa
Foto: Paquito Masia Herrera

Dos rústicos trançados de palha americanos ao linho que envolvia as múmias do Egito, ou às mais delicadas rendas e tapeçarias europeias, o têxtil tem sua história entrelaçada com a trajetória da própria humanidade.

Muito dessa saga é relatada no novo livro da pesquisadora caxiense Véra Stedile Zattera, denominado 10.000 Anos de Arte Têxtil, que será lançado no dia 2 de junho, quarta-feira, a partir das 17h, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul. A ocasião marca, também, a abertura da exposição homônima no mesmo local.

Com a expertise de quem há cinco décadas se dedica ao estudo do têxtil e seu desdobramento artístico e no vestuário, Véra conta que os 10 mil anos referidos na obra dizem respeito aos mais antigos artefatos trançados de que se tem notícia. Além de um mergulho no tempo, o livro e a mostra proporcionam um passeio ao redor do globo, tendo como viés condutor os produtos criados pelo ser humano a partir do domínio e da evolução da arte têxtil.

Tapeçaria de Véra que decora o espaço FRANCISCO, criado em memória de seu pai, Francisco Stedile (Foto: Divulgação)

O embrião desse livro começou em 1988, quando a autora, como professora de Técnicas Industriais, abordava a carda, a fiação, a tecelagem e a estamparia na universidade. A inexistência de bibliografia em português sobre o tema fez com que ela escrevesse um pequeno livro denominado Arte Têxtil no Rio Grande do Sul. O desenvolvimento da pesquisa e edição da obra fizeram crescer seu próprio interesse pelo assunto.

Além das peças originais, de labor artesanal e artístico, produzidas por artesãos internacionais e pela pesquisadora, a exposição 10.000 Anos de Arte Têxtil será composta de um "varal" de tecidos impressos com fotografias, nos quais são mostradas diversas técnicas.

A MOSTRA poderá ser visitada de 2 a 30 de junho, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Rua Dr. Montaury, 1.333, Centro, em Caxias do Sul. Os painéis do varal poderão ser reservados no local e serão entregues ao final da mostra. Seu valor será doado para uma entidade assistencial.

O LIVRO, de 240 páginas, estará à venda no dia do lançamento (a R$ 150,00) e durante todo o mês na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim. Também e depois, na Casa Faro (Rua Plácido de Castro, 1.053, Exposição, Caxias do Sul).