Caxias do Sul 18/04/2024

Desafios à procura de startups de todo o país

Empreendedores com soluções para algum dos oito desafios propostos por Sicredi Pioneira, Suspensys, Master, Castertech e Empresas Randon podem se inscrever até 8 de abril
Produzido por redação, 14/03/2022 às 23:49:40
Desafios à procura de startups de todo o país
Projeto é promovido por plataforma de inovação das Empresas Randon
Foto: Alex Battistel

O Conexo Challenge é um programa que busca conectar empresas parceiras com startups que tenham soluções para os desafios dos seus negócios. Trata-se de uma oportunidade para quem destaca-se em criatividade. Portanto, até 8 de abril, startups, estudantes e empreendedores de todo o Brasil podem se inscrever na iniciativa, promovida pela Conexo, integrante das Empresas Randon que atua como uma plataforma aberta para o fortalecimento do ecossistema de inovação.

Nesta edição, cinco empresas e instituições parceiras da Conexo, de setores como indústrias automotivas e de serviços financeiros, lançam oito desafios aos participantes. São elas: Sicredi Pioneira, Suspensys, Master, Castertech e Empresas Randon.

Entre as soluções procuradas estão a atualização de dados cadastrais de usuários, melhoria da gestão e digitalização de dados para operação fabril, aprimoramento do controle de vida útil de ferramentas de usinagem e mais agilidade na busca por talentos de tecnologia e especialistas em áreas administrativas.

Renovando a parceria para este ano, a Sicredi Pioneira, uma das instituições participantes da edição de 2021, encontrou no Conexo Challenge uma forma de mapear soluções inovadoras para o modelo de negócios atual da companhia.

"O desafio nos conectou com diversas possibilidades em termos de digitalização. As startups que contratamos após o Challenge forneceram as ferramentas que garantiram a escala e velocidade necessárias para implementarmos diferentes soluções na instituição e acelerarmos nosso negócio", relata o gerente de Negócios Estratégicos da Sicredi Pioneira, Jonas Rauch.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo endereço https://bit.ly/Challenge2022_1. A triagem dos inscritos será realizada entre os dias 18 e 29 de abril.

"Para além de conectar empresas parceiras da Conexo com startups, entendemos que o programa pode gerar novos negócios e ideias inovadoras. Por isso, qualquer um pode se inscrever, não somente startups, mas também estudantes, por exemplo. Por isso, temos parceria com parques tecnológicos, universidades e incubadoras, garantindo que as soluções possam se tornar realidade. Nosso intuito é conectar pessoas para resolver desafios de negócios, gerando oportunidades entre os atores do ecossistema", explica Léo Vitor Redondo, head de Inovação da Conexo.

Essa é a primeira rodada do Conexo Challenge em 2022. Outras duas rodadas estão previstas para o decorrer do ano, com expectativa de lançar mais 15 desafios.

Conexo Challenge

Inscrições: gratuitas, até 8 de abril.

Forma de inscrição: pelo site https://bit.ly/Challenge2022_1

Parceiras: Sicredi Pioneira, Suspensys, Master, Castertech e Empresas Randon


Desafios lançados:

yesTornar mais fácil e ágil o processo de atualização cadastral dos associados por meio do tratamento de dados, integrado ao sistema de uma cooperativa de crédito.

yesMelhorar a gestão de informações de consumo de energia em uma indústria de autopeças.

yesAprimorar processo de atração de talentos de tecnologia e especialistas em áreas administrativas.

yesOtimizar o processo de planejamento da produção para a definição do sequenciamento ideal de ordens no setor de planejamento (PCP) de uma indústria de autopeças.

yesOtimizar e integrar de forma inteligente o plano mestre de manutenção considerado e o plano de produção, visando aumento de eficiência e produtividade em uma empresa de fundição de grande porte.

yesMelhorar a gestão e tratamento de dados quantitativos econômico-financeiros de forma automatizada e centralizada na área corporativa de um grupo de negócio.

yesAprimorar a gestão e controle de vida útil de ferramentas de usinagem.

yesMelhorar a gestão e consolidação de dados quantitativos comerciais e financeiros de forma automatizada e centralizada na área corporativa de uma empresa de fundição de grande porte.


Sobre a Conexo

A Conexo é uma plataforma de inovação aberta, que gera conexões em seu espaço físico e digital, e aproxima as empresas parceiras de empreendedores, outras empresas, startups, universidades, comunidade e todo o ecossistema de inovação.

Por meio de programas de desenvolvimento, desafios e mentorias, a empresa estimula a produção de conhecimento e de soluções ágeis, resolvendo problemas reais, valorizando ideias e gerando novas oportunidades de negócios. Tem sede física em Caxias do Sul (RS) e ambiente digital de interação e compartilhamento de experiências.